Da Agência AutoData
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
A Marcopolo e a CBA, Companhia Brasileira de Alumínio, uniram-se para criar teto de ônibus sustentável produzido em alumínio, o que deixaria o veículo mais leve e, consequentemente, consumindo menos combustível e emitindo menos CO2.
O desenvolvimento do protótipo recebeu investimento de R$ 4 milhões na montagem da linha de produção instalada no Centro de Distribuição da CBA em Caxias do Sul, RS. A unidade tem capacidade de produção para duzentas peças por mês.
A substituição da tradicional fibra de vidro no teto dos ônibus está sendo realizada, em um primeiro momento, nos veículos elétricos Attivi e nos rodoviários e intermunicipais G8. Desde o início da parceria, em 2021, foram produzidos mais de 1,6 mil tetos de alumínio, de até 12 m de comprimento por 2,4 m de largura.
O uso do metal como matéria-prima promove diminuição de cerca de 100 kg no peso no veículo, reduz os lançamentos de CO2 na atmosfera. Segundo a CBA há também menor geração de resíduos, pois o alumínio é infinitamente reciclável e, no caso dos elétricos, é observada maior autonomia em cada carga.