Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) deverá publicar em duas semanas a licitação da nova fase do programa Caminho da Escola, e o pregão eletrônico estará aberto para os participantes na primeira quinzena de setembro, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
A informação anterior era de que 11,4 mil ônibus escolares seriam adquiridos pelo governo federal neste ano, mas o número de veículos saltou para 16,4 mil unidades devido ao aumento de pedidos de mais cidades. Em 2022, foram comprados sete mil veículos.
Os 16,4 mil ônibus escolares que serão adquiridos neste ano estão divididos em três lotes com 19 tipos de veículos. No primeiro lote, são sete modelos todos com transmissão mecânica, sendo quatro mil unidades de modelos ORE 1: ônibus com comprimento máximo de sete metros e capacidade mínima para 29 estudantes sentados, 3.600 ORE 2: ônibus com comprimento máximo de nove metros e capacidade mínima para 44 estudantes sentados, e 3.500 OR3: ônibus com comprimento máximo de 11 metros e capacidade mínima para 59 estudantes sentados.
No segundo lote, os seis ônibus têm transmissão automática e no terceiro os seis ônibus têm transmissão automatizada.
“O governo já tem o preço de todos os ônibus Euro 6 e se a licitação sair em setembro é possível fabricar neste ano 1,5 mil veículos porque as montadoras estão se preparando e as encarroçadoras têm capacidade para produzir os primeiros lotes”, comentou Ruben Bisi, presidente da Fabus, em entrevista exclusiva à Technibus.
O prazo para a entrega de todos os veículos é de um ano, mas por ser um modelo mais simples, é fácil programar a produção dos ônibus escolares para este ano, segundo Bisi.
Com os modelos escolares e a carteira consistente de pedidos fechados até o fim do ano, o presidente da Fabus calcula que a produção de ônibus neste poderá chegar a 20 mil unidades, o que representará um aumento de 5% sobre o volume de 2022, que foi de 19,1 mil unidades, revertendo a queda de 7% esperada para este ano.
Início do programa
O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, assegurar segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.
Desde 2008, quando iniciou a produção dos veículos, até 2022 já foram disponibilizados 65.058 ônibus escolares. Este total inclui ônibus adquiridos com recursos do FNDE, com financiamento por meio do BNDES e recursos próprios dos estados e municípios, segundo a Fabus.
O FNDE destaca em seu site que até 11 de agosto de 2023 foram entregues pelas montadoras 1.161 ônibus escolares. Deste total, 53,66%, que correspondem a 623 veículos, foram para o Nordeste; 19,4% (226 unidades) para o Sudeste; 13,35% (155 unidades) para o Sul, 7,58% (88 unidades) para o Norte e 5,94% (69 ônibus) para o Centro-Oeste. O repasse para 289 municípios totalizou R$ 104.464.140,26.