Da Tribuna do Norte
Foto: Acervo (Por Dentro do RN)
As pessoas que realizam tratamento de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise ou utilizem bolsa de colostomia no município do Natal terão preferência em ônibus e estacionamentos. A medida que obriga o atendimento prioritário a essas pessoas foi sancionada nesta segunda (21) e publicada no Diário Oficial do Município desta terça (22).
A Lei Nº 7.565 permite prioridade em atendimento estas pessoas também em “filas de bancos, casas lotéricas, supermercados e/ou congêneres, e em órgãos públicos municipais em que houver atendimento ao público”, segundo a publicação.
O objetivo da lei é garantir a acessibilidade e preferência para pacientes nestas condições. A medida é válida para pessoas que estajam realizando um ou mais tratamentos citados acima. No caso, é necessário comprovar que estão nesta situação para ter a prioridade concedida pela Prefeitura de Natal.
Além disso, as empresas de transporte público assentos prioritários adequados, pois, pessoas nesta condição possuem mobilidade reduzida devido ao tratamento ou doença. Em estacionamentos, as vagas destinadas à pessoas com deficiência,com dificuldade de locomoção e idosos serão também destinadas para pessoas nestes tratamentos.