Do Jornal O Estado de S. Paulo
Foto: Divulgação (Scania)
A nova geração de ônibus Scania compartilha o motor do caminhão Plus. Ou seja, com os novos sistemas para atender as regras do Proconve P8, que entraram em vigor neste ano. Assim, há, por exemplo, o recurso batizado de XPI, de alta pressão de injeção de diesel.
De acordo com a Scania, na nova Série K de ônibus a redução do consumo chega a 8%. Além disso, a marca informa, nessa conta, 1% de economia é garantido pela transmissão automatizada batizada de Scania Opticruise.
Seja como for, nas versões urbanas a economia é ainda maior – chega a 10%. Ou seja, além dos 7% prometidos pela adoção do novo motor D13, a caixa automática ZF Ecolife de segunda geração responde por mais 3%.
Nova geração K
Dessa forma, as principais novidades do motor da Série K são sistema de injeção múltipla XPI. Com isso, a pressão, que era de 1.600 bar na geração anterior, passou até 2.400 bar com a XPI.
Conforme a Scania, o sistema XPI garante mais eficiência na combustão. Isso ocorre por causa dos pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor. Seja como for, a empresa manteve o sistema de tratamento de gases com redução catalítica seletiva (SCR) para controlar as emissões.
Portanto, os caminhões e ônibus utilizam Arla 32. Da mesma forma, trazem um novo filtro de partículas para atender as regras de emissões. Além disso, a marca informa que a caixa automatizada garante trocas até 45% mais rápidas. Isso é resultado do chamado lay shaft brake.
A nova geração de ônibus Scania é formada pelos modelos urbanos K 280 4×2, K 320 4×2 e 340 4×2. Assim como o K 320 6×2*4 urbano intermunicipal. A Scania ainda oferece os modelos K 340 4×2 e 6×2*4 com motor GNV.
Do mesmo modo, para atender o transporte rodoviário de passageiros, a Scania dispõe dos modelos K 370 4×2, K 410 6×2 e K 450 e K 500 8×2.
Segurança Série K traz sistemas de segurança ativa
Os novos ônibus receberam também para o motorista. Na Série K, por exemplo, há o sistema ADAS, de assistência ao condutor. Ou seja, com sensores laterais de ponto cego e que alertam sobre a presença de pedestres. Se houver risco, uma luz de advertência se acende no painel e o acento começa a vibrar.
Entre outros recursos de segurança há frenagem de emergência avançada (AEB). Ele funciona por meio do radar e câmera, que medem a distância e a velocidade em relação ao veículo à frente. Além disso, há o alerta de saída involuntária da faixa (LDW).
Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC). Ele auxilia o condutor a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente. Já o sistema retarder tem, de acordo com a Scania, potência de frenagem de até 1.100 cv.