Da ANTP
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 03 de agosto de 2023, o evento oficial que detalhou como deverá ser a implantação do SUM (Sistema Único de Mobilidade Urbana) no transporte público do país.
O encontro foi coordenado pelo presidente do Instituto do Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT), Getúlio Vargas Júnior.
Participaram da live, transmitida pelo Youtube, o gestor ambiental urbano Renato Boareto; a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto; Jurandir Fernandes, da associação internacional de transporte público, a UITP; Juarez Bispo Matheus (MDT); e o urbanista Nazareno Stanislau Affonso, diretor nacional do MDT.
O SUM se espelha no Sistema Único de Saúde (SUS), que trata o tema como direito universal e garantido pela Constituição.
A proposta reúne diversas entidades e organizações para a criação do modelo.
O projeto procura atingir cinco objetivos principais:
= Rumar ao Triplo Zero: zero mortes no trânsito, zero emissões de poluentes e zero tarifa. Universalização do direito ao transporte e à mobilidade urbana como instrumento ativo e democrático de mitigação climática e garantia do acesso à cidade com conforto e segurança.
= Promover a inclusão social, a acessibilidade universal, a equidade no acesso a oportunidades e a redução das desigualdades socioespaciais.
= Ampliar a porcentagem de viagens realizadas por transporte ativo e transporte público coletivo e reduzir aquelas realizadas por transporte motorizado individual.
= Ampliar as infraestruturas de mobilidade ativa e a oferta dos serviços de transporte público coletivo de forma integrada.
= Garantir a prestação dos serviços de transporte com qualidade, confiabilidade e disponibilidade, respeitando o direito ao transporte e atendendo as necessidades de toda a população.