Por UNIBUS RN
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
A Marcopolo, principal fabricante de ônibus do Brasil, apresentou resultados positivos no segundo trimestre de 2023, com uma receita líquida consolidada de R$ 1,4 bilhão, representando um crescimento de 18,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Do total da receita, R$ 721,8 milhões provêm do mercado interno, enquanto R$ 246,9 milhões são provenientes das exportações a partir do Brasil, e R$ 395,8 milhões são resultados das operações internacionais da companhia.
O segmento de maior destaque para a empresa no período foi o de ônibus rodoviários, especialmente devido ao sucesso de vendas do modelo G8, que resultou em entregas de veículos de maior valor agregado. Essa estratégia rendeu à Marcopolo uma receita líquida total consolidada de R$ 530,9 milhões no segmento rodoviário, um crescimento significativo em relação aos R$ 331,8 milhões registrados no segundo trimestre de 2022.
“Para fortalecermos a nossa atuação no segmento de rodoviários, investimos em soluções cada vez mais completas e com tecnologias de ponta, pensadas no conforto e segurança dos passageiros. A estratégia rendeu um acréscimo do volume de vendas de produtos com maior valor agregado”, pontua André Armaganijan, CEO da Marcopolo.
Com o desempenho positivo no período, a companhia alcançou um lucro bruto de R$ 276,2 milhões no segundo trimestre de 2023, com uma margem de 20,2%, em comparação com os R$ 131,3 milhões e margem de 11,4% registrados no mesmo período do ano anterior. O EBITDA (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) também apresentou crescimento, atingindo R$ 158 milhões no segundo trimestre de 2023, com uma margem de 11,6%, enquanto no segundo trimestre de 2022, o EBITDA foi de R$ 51,6 milhões, com margem de 4,5%.
O lucro líquido consolidado do segundo trimestre de 2023 foi de R$ 140,5 milhões, com uma margem de 10,3%, em comparação com os R$ 26,8 milhões e margem de 2,3% registrados no mesmo período do ano anterior.
A Marcopolo também aposta em seu modelo de ônibus urbano elétrico, o Attivi, com carroceria e chassi da marca. Atualmente, o modelo está em processo de homologação, com a programação para produção do segundo lote de 100 unidades, além das 30 unidades já produzidas.
Produção Consolidada e Perspectivas Futuras
O segundo trimestre de 2023 marcou o início da transição da motorização Euro 5 para Euro 6, o que impactou na produção consolidada da Marcopolo. No total, foram produzidas 3.010 unidades no segundo trimestre de 2023, sendo 2.459 unidades feitas no Brasil, uma redução de 12,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No exterior, a produção foi de 551 unidades, apresentando uma queda de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. A participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 44,5% no período.
“Após os primeiros meses da transição da motorização, já observamos uma normalização do mercado brasileiro de ônibus. Temos programado grandes pacotes de vendas para o segundo semestre deste ano e o primeiro trimestre de 2024, com foco nas viagens de final de ano e férias escolares”, avalia Armaganijan.
Operações Internacionais
A Marcopolo México apresentou uma sólida trajetória de recuperação da rentabilidade, mantendo um bom desempenho com foco nas entregas de ônibus rodoviários, incluindo os modelos G8. A empresa registrou um crescimento de 25,6% no volume de unidades faturadas no segundo trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Marcopolo África do Sul também teve um crescimento significativo, registrando um aumento de 57,1% nas unidades faturadas no segundo trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. Por sua vez, a Marcopolo Argentina concluiu a depuração dos pedidos antigos no segundo trimestre de 2023 e alcançou resultados próximos ao ponto de equilíbrio (break-even), com novas e saudáveis margens dos pedidos em carteira.