50 novos ônibus são entregues em Natal, renovando a frota de 3 empresas

Por UNIBUS RN
Foto: Acervo (UNIBUS RN)

Em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn), a Prefeitura do Natal chegou a um entendimento para a requalificação do sistema de transporte público na cidade. O ponto alto da medida foi o anúncio da chegada de 100 novos ônibus que impulsionarão a renovação da frota em Natal. Dentre eles, 50 veículos zero quilômetro que foram entregues hoje, 26, na garagem da empresa Reunidas, localizada na Zona Norte.

Com um investimento estimado em R$ 37,5 milhões, os 50 ônibus novos entregues hoje rodarão pelas empresas Guanabara, Santa Maria e Reunidas. Os novos ônibus são projetados para oferecer uma solução robusta e durável, própria para as severas condições de operação e aplicação exigidas no transporte urbano.

Todos os ônibus são montados no modelo New Torino, da fabricante Marcopolo, com o chassi OF-1721 Euro V, da Mercedes-Benz. Contam com 3 portas de embarque e desembarque, itinerários frontal e lateral eletrônicos e todos os critérios de acessibilidade exigidos na legislação.

Além dos ônibus novos entregues nesta quinta-feira, também foi anunciada a chegada de mais 50 veículos. Esses ônibus são seminovos e deverão ser entregues em até 90 dias.

Augusto Maranhão Valle, consultor jurídico do Seturn, ressaltou que as ações de renovação da frota são apenas o começo do Projeto de Requalificação do Transporte Público de Natal. “A entrega destes 50 ônibus, zero quilômetro, contribuirá muito para a renovação da frota do sistema de transporte público. Além destes, mais 50 ônibus seminovos serão incorporados à frota nos próximos 90 dias”, disse Augusto.

Além disso, a requalificação prevê a retomada de 10 linhas que haviam sido suspensas pelas empresas e a criação de novas rotas para atender as áreas que ficaram desassistidas durante o período da pandemia da Covid-19. Já da parte da Prefeitura, há o compromisso da continuidade da tramitação de um projeto de lei, na câmara municipal, que isenta o pagamento de ISS até dezembro de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo