Por ClickBus
Foto: Divulgação (ClickBus)
A ClickBus, empresa líder em vendas online de passagens rodoviárias, está se aproximando dos principais players do setor com o objetivo de impulsionar ainda mais a digitalização e para isso deu início a uma série de eventos que vão rodar o Brasil, o ClickBusDay, sendo que o primeiro deles aconteceu na última quarta-feira, 24 de maio, em Salvador.
A escolha de Salvador como local para sediar o primeiro evento deve-se ao fato de a cidade ser uma das praças mais importantes para o turismo rodoviário, apresentando um grande potencial de crescimento. Além disso, de acordo com dados da empresa, a Bahia é o quinto estado entre os que mais há demanda online de passagens rodoviárias, atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
Dados de vendas de 2022 revelam que Salvador se destaca nas principais rotas rodoviárias do país, como Salvador, BA | Vitória da Conquista, BA e Vitória da Conquista, BA | Salvador, BA. Essas rotas registraram um aumento significativo no número de passagens vendidas, o que indica uma demanda crescente por viagens rodoviárias na região. A venda de passagens em Salvador feitas pela ClickBus teve um crescimento de 61% entre 2021 e 2022, e de 57% em relação a 2019, ano anterior à pandemia.
“O evento presencial em Salvador faz parte da estratégia de regionalização da ClickBus, de estar presente com seu time, levando informações e entendendo o potencial dos mercados regionalmente. Com o evento de Salvador, que contou com a participação de diversos de nossos parceiros, pudemos perceber a importância dessa troca de conhecimento para fomentar o mercado. ”, afirma Elbert Leonardo, VP Comercial da ClickBus.
Assim como na Bahia, o turismo rodoviário está em constante ascensão em todo o país no pós-pandemia, impulsionado pela mudança de comportamento dos usuários e pelo cenário econômico favorável ao setor. Com o aumento dos preços das passagens aéreas, viajar de ônibus está se tornando cada vez mais atrativo para pessoas que buscam combinar conforto, comodidade e praticidade a preços competitivos. A ClickBus tem sido uma das principais plataformas a atender essa demanda, com mais de 70% das compras tendo sido realizadas por novos usuários em sua plataforma.
O Brasil e especialmente o Nordeste têm apresentado um grande potencial de crescimento para a compra de passagens, principalmente no ambiente digital. Em uma década, a participação digital do rodoviário, pioneira nesse setor, aumentou de 2% para 25%. No entanto, ainda existe um espaço de 75% no ambiente offline a ser explorado. A região do Nordeste representa 11% desse cenário e tem demonstrado uma tendência de alta. Com base em um relatório divulgado pela Setur-BA , o volume de embarques e desembarques no primeiro trimestre de 2023 aumentou 48,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Os números destacam o tamanho do mercado e o seu potencial de crescimento. Na Bahia, por exemplo, apenas no modal rodoviário são oferecidos 607 destinos saindo de Salvador, englobando 338 municípios, 4.228 rotas e 8 fronteiras entre estados. Uma oferta muito maior do que a aérea na região.
“O ClickBus Day foi o primeiro evento próprio da empresa, focado em viações e parceiros, com o objetivo de promover a digitalização do turismo rodoviário e fornecer ferramentas, tendências e treinamentos para acelerar as vendas de players do setor. Nossa intenção agora é ir para outros estados e seguir compartilhando nossa expertise. O próximo encontro do setor já está planejado e será no Paraná, em Curitiba”, destaca o VP da ClickBus.