Por Novo Notícias
Foto: Elisa Elsie (Governo do RN)
A segunda fase das obras do Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte), que contempla a finalização da duplicação da Av. Moema Tinoco e da Av. Tocantínea, com construção de rotatória para melhorar o trânsito de uma avenida para a outra, deve ser totalmente concluída até o início de 2024. Essa é a previsão do Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER-RN).
As obras vêm sendo executadas em etapas. Após a finalização da segunda, a licitação para a terceira já deve ser lançada – esta inclui o prolongamento da Avenida Moema Tinoco. Sobre a última fase das obras, a diretora do DER-RN, Natécia Nunes, garantiu que o projeto básico já foi concluído e o próximo passo é apresentá-lo ao Ministério das Cidades (MCID).
O MCID já anunciou que irá garantir os recursos necessários para a realização da terceira fase – cerca de R$ 70 milhões. A expectativa do DER é que essa verba esteja garantida até o final do ano.
Pró-Transporte
O Pró-Transporte é originário do Ministério das Cidades e tem o objetivo de financiar o poder público e a iniciativa privada, de infraestrutura de transporte coletivo urbano, com a realização de obras viárias que contribuem para melhoria do fluxo de veículos e pedestres nas vias públicas dos municípios.
Em Natal, o projeto é considerado um dos mais importantes para a mobilidade urbana da cidade. A obra é aguardada há anos pela população que enfrenta diariamente congestionamentos para entrar e sair da Zona Norte. Após concluído, o complexo viário beneficiará mais de 400 mil pessoas entre a capital e a Região Metropolitana.
Obras prioritárias
A continuidade e conclusão da obra do Pró-Transporte na zona Norte de Natal faz parte do pacote de obras prioritárias apresentado pela governadora Fátima Bezerra ao Governo Federal em janeiro deste ano.
De acordo com a chefe do Executivo, quando o serviço estiver concluído, vai representar para a Zona Norte o que representa a avenida Engenheiro Roberto Freire para a Zona Sul de Natal. “Essa obra vai promover desenvolvimento econômico e social da Região Metropolitana e de todo o estado, além de segurança e conforto para as pessoas com relação à mobilidade”, destacou Fátima.