Da Agência AutoData
Foto: Divulgação (Busscar)
A chegada dos motores com tecnologia Euro 6 nos ônibus esfriou a demanda do mercado no primeiro semestre. Embora a expectativa de Paulo Corso, diretor comercial da Busscar, seja de melhora no segundo, tudo indica que o setor deverá encerrar o ano menor do que em 2022. A retomada do crescimento viria apenas em 2024:
“O ano que vem será o ano para o segmento de ônibus rodoviário, porque os preços do Euro 6 já estarão acomodados no mercado e as empresas que postergaram os investimentos, agora, terão que renovar parte da sua frota”.
Depois de registrar seu recorde de vendas no ano passado, com 1,1 mil ônibus rodoviários comercializados no País, a Busscar acredita que neste ano a demanda será um pouco menor porque, além da chegada do Euro 6, existem outros desafios, como as altas taxas de juros para financiamentos, que estão fazendo com que algumas empresas adiem os seus investimento. Diante desse cenário a Busscar aproveitou para lançar a linha NB1, que demandou mudanças na fábrica, realizadas durante algumas paralisações programadas.
Outro problema, que atinge a Busscar e outras empresas que operam no segmento rodoviário, é a falta de chassis Euro 6 com motor traseiro disponível para encarroçar, o que está atrasando alguns pedidos. Segundo Corso hoje esse produto está em falta no mercado e a expectativa é a de que a produção e o fornecimento dos chassis Euro 6 comece a melhorar a partir de junho, mas ele ressaltou que a expectativa inicial era de melhora em maio, o que não se concretizou.