Por BYD Brasil
Foto: Divulgação (BYD Brasil)
Os ônibus elétricos, mais conhecidos por não poluírem o meio ambiente, também são fonte de maior segurança e conforto para motoristas e passageiros. A fim de garantir a total segurança na condução dos seus veículos, a BYD faz treinamentos para os motoristas das empresas que adquirem seus ônibus. Atualmente, a BYD tem 100 ônibus em operação no Brasil e mais de 200 condutores já foram capacitados. Na capital paulista, a companhia é responsável por toda a frota de ônibus 100% elétricos em circulação.
De acordo com Aldo Santos, Supervisor de Serviços e infraestrutura de carregamento da BYD, os motoristas passam por treinamento prático e teórico e são importantes multiplicadores do conhecimento adquirido. A capacitação começa com instruções gerais, como direção segura, ‘os mitos e verdades’ sobre veículos elétricos (EVs), curiosidades sobre a tecnologia desse tipo de veículo e uma apresentação para a localização de componentes, funções, acessos etc.
“A parte prática da direção acontece depois, com foco na segurança e na eficiência para atingir maior autonomia com a carga da bateria, além das particularidades do veículo”, explica Aldo, que afirma que os elétricos possuem torque instantâneo, ou seja, é necessária menor pressão no pedal do acelerador na comparação com o ônibus à diesel.
“Procuramos quebrar certos mitos, como o que alega que os nossos veículos aceleram de forma espontânea. Isso não existe, na verdade em todos os veículos BYD, quando acionado o pedal de freio, os motores são desabilitados”, explica Aldo.
O uso do freio regenerativo em descidas e paradas é outra característica diferencial em relação aos veículos à combustão e os motoristas são treinados para utilizar esse sistema de forma eficiente.
A capacitação abrange ainda o conhecimento sobre tecnologias embarcadas, como o Sistema de Ajoelhamento bilateral (que facilita entrada e saída de passageiros), Sistema de Controle Eletrônico de Suspensão (que pode ser elevada para transpor obstáculos), espelhos e câmeras eletrônicos, ASR (controle de tração) e EBS (controle de frenagem).
Sem emissão de ruído, o silêncio é indicado por motoristas e passageiros como uma das grandes vantagens dos veículos de energia limpa. Relatos de condutores apontam que a percepção de barulhos provenientes do tráfego fica mais nítida, o que contribui para diminuir o tempo de reação do motorista em uma emergência. “Além do ruído, a ausência de vibração do conjunto motriz faz com que motoristas tenham uma jornada de trabalho com menos stress, aumentando a atenção à via e à condução”, conclui Aldo.