Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (ANTT)
De acordo com dados recentes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), nos primeiros quatro meses deste ano já foram realizadas 1.032 apreensões de ônibus circulando pelas estradas de forma clandestina ou irregular. Para a Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), esses números são preocupantes e revelam um cenário de falta de segurança para passageiros e motoristas. A associação entende como positivas as ações da ANTT, que vem intensificando a fiscalização para retirar das estradas os veículos clandestinos e irregulares. Em 2021, foram 2.491 veículos apreendidos e, em 2022, esse número chegou a 3.467.
“Muitas vezes, o cliente vislumbra apenas o valor mais acessível em relação ao transporte que vai contratar. Mas, os riscos que o usuário corre ao escolher este tipo de transporte são inúmeros como, por exemplo, estar dentro de um veículo sem vistoria e com motoristas sem a devida habilitação. Não é à toa que 43% de acidentes estão relacionados a causas humanas”, destaca Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da Abrati.
“Esse tipo de transporte irregular utiliza motoristas sem treinamento para dirigir ônibus ou para guiar à noite ou mesmo em longas distâncias. Toda essa irresponsabilidade não apenas coloca em risco a vida de milhares de passageiros em todo o Brasil, mas também ameaça a vida de todos que circulam pelas rodovias”, afirma. Além disso, os acidentes de trânsito causam prejuízos imensos. Só em 2022, os incidentes custaram cerca de R$13 bilhões ao Brasil”, destaca a executiva.
Diante deste cenário alarmante, a Abrati lançou uma campanha de conscientização sobre a segurança no trânsito e abraça mais uma vez a causa do Maio Amarelo mostrando que o compromisso para um trânsito mais seguro depende também de uma mudança de comportamento dos passageiros. “Um trânsito mais seguro nas estradas depende de escolhas seguras. E, é nosso papel mostrar para a população os benefícios que só o transporte regular pode oferecer”.
A associação enfatiza também que a responsabilidade com a segurança e a formalidade do trabalho dos rodoviários são imprescindíveis para a diminuição de acidentes nas estradas. “Por isso, ao contrário dos motoristas de ônibus clandestinos, os condutores do transporte regular contam com padrões de treinamentos rigorosos, testes toxicológicos contínuos e alojamentos para descanso”, conta.
Para aumentar a oferta e garantir opção de transporte seguro para os passageiros, o setor regular vem ampliando investimentos e crescendo ano a ano. Segundo dados operacionais dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros (TRIIP) da ANTT, em 2022, foram transportados 37.282.015 passageiros no Brasil. Além disso, há registros de 341 empresas habilitadas e 223 em operação, 9.205 veículos habilitados, 4217 linhas em operação e 47.019 seções atendidas (Origem/Destino).