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Foto: Jan Vašek (Pixabay)
Grupos de WhatsApp criados por usuários para relatar as dificuldades no transporte público da Grande Natal estão se tornando cada vez mais populares entre os potiguares. Esses grupos servem como uma ferramenta para compartilhar informações úteis, como a localização dos ônibus, itinerários, problemas nas linhas e até mesmo acidentes.
Com mais de 3.900 membros espalhados em cerca de 24 grupos no WhatsApp, os usuários relatam que esses grupos são bem organizados, engajados e movimentados. Em contato com alguns desses usuários, os problemas e sugestões para o sistema de transporte público foram destacados.
O operador de telemarketing Marcelo Henrique, de 19 anos, reside na Zona Norte de Natal, mas trabalha em Parnamirim e utiliza a linha N29. Ele diz que os grupos ajudam muito para informar sobre a questão do trânsito nas pontes de Igapó e Newton Navarro, principal gargalo dos usuários da região, durante o período de obra da avenida Felizardo Moura. “Hoje, quando eu estava vindo para o meu trabalho, já me informaram que o trânsito na ponte não estava bom, imediatamente, optei pela Ponte Nova, para evitar o trânsito no Igapó”.
Thalles, estudante de 19 anos que mora no bairro Nossa Senhora da Apresentação, também na Zona Norte de Natal, e usa diariamente a linha 72 – Vale Dourado, destacou que “o grupo ainda é recente, mas ele já ajuda a saber onde o ônibus está, se está perto ou longe, ou até se já passou. Como sou da Zona Norte, um dos maiores problemas daqui é o trânsito que, além de dar dor de cabeça em qualquer um, pode atrasar nossos planos e compromissos e acabar atrapalhando a rotina”.
Gustavo Henrique, de 22 anos, atualmente atendente de telemarketing, é mais um morador da Zona Norte da capital. Ele reside no conjunto Santa Catarina e é usuário das linhas 26, 29, 50, 35, 73, 64. Para ele, “os grupos fazem mais por Natal do que a própria secretaria de transporte. Temos como saber em tempo real aonde o ônibus de fato está, como está o trânsito no local e, até mesmo, se há lotação dentro dos ônibus ou nas paradas. Para o trabalhador, esta informação é essencial!”.
Bárbara Loíze, estudante e estagiária de 23 anos, que mora no Pajuçara, utiliza as linhas 79 e 02 e destacou que “os grupos auxiliam para saber se há algum ônibus próximo da parada. Já o grupo da ponte contribui muito informando sobre os congestionamentos. Os principais problemas são a lotação dos ônibus, a demora para passar nas paradas e o congestionamento das vias. Isso acaba se tornando mais cansativo até mesmo que o trabalho”.
Desde a redução da frota e a extinção de algumas linhas ainda na época da pandemia, a população vem sofrendo com o transporte público em Natal. E os grupos de WhatsApp criados pelos usuários se mostram uma ferramenta importante para ajudar uns aos outros com informações em tempo real.
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) informou que está empenhada em reduzir a superlotação em determinadas linhas de transporte público da cidade. Para isso, a equipe técnica da STTU tem realizado fiscalizações para garantir o cumprimento dos horários dos ônibus.
A pasta afirmou ainda que continuará acompanhando a situação e adotando medidas para garantir um transporte público eficiente e de qualidade para os cidadãos natalenses.