Ônibus Euro 6 vendidos no ano representam apenas 1,5% do total

Da Agência AutoData
Foto: Thiago Martins (UNIBUS RN)

O setor de ônibus foi o que mais sentiu a transição de tecnologia para o Euro 6, com apenas 1,5%, ou 112 unidades, do total emplacado no ano de modelos produzidos em 2023. A produção de chassis nos primeiros quatro meses do ano recuou 23% na comparação com igual período do ano passado, somando 5,6 mil unidades no período, de acordo com dados divulgados pela Anfavea, durante coletiva online realizada na segunda-feira, 8.

Em abril foram produzidos 1,6 mil chassis, alta de 0,2% ante igual período do ano passado e retração de 16,9% comparado com março. Essa queda é resultado dos feriados no mês passado e da paralisação das montadoras de pesados, que encerraram turnos, adotaram férias coletivas e layoff para adequar o ritmo da produção à atual demanda do mercado por veículos Euro 6.

As vendas de janeiro a abril cresceram 71,5% sobre igual período de 2022, impulsionadas pela demanda por veículos Euro 5, que são mais baratos do que os Euro 6 e estavam disponíveis nos primeiros meses do ano. Os emplacamentos em abril chegaram a 1,4 mil chassis, avanço de 25% sobre 2022 e queda de 45,2% na comparação com março.

Vale ressaltar, também, que por causa do encarroçamento costuma haver um intervalo maior da produção ao emplacamento do ônibus.

No acumulado as exportações recuaram 10,4% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, com 1,1 mil embarques. Em abril foram exportadas 334 unidades, volume 9,5% maior do que o registrado no mesmo mês de 2022 e alta de 55,3% sobre março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.