Economia: Marcopolo registra aumento de 72,5% na receita líquida no primeiro trimestre de 2023

Por UNIBUS RN
Foto: Arquivo (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

A Marcopolo, fabricante de carrocerias de ônibus, apresentou um bom desempenho no primeiro trimestre de 2023, com resultados que reforçam a trajetória de recuperação dos volumes no mercado de ônibus. A companhia teve uma receita líquida de R$ 1,65 bilhão no período, um incremento de 72,5% em relação ao primeiro trimestre de 2022.

O lucro líquido consolidado foi de R$ 236,3 milhões no primeiro trimestre deste ano, com margem de 14,3%, contra R$ 98 milhões e margem de 10,2% na comparação anual. O lucro bruto foi de R$ 390,9 milhões no período, com margem de 23,6%.

A produção da Marcopolo no primeiro trimestre de 2023 foi de 3.465 unidades, um aumento de 12,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. No Brasil, foram produzidas 2.975 unidades, um aumento de 9,6% contra o primeiro trimestre de 2022. A participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 50,1%, mantendo a liderança nacional.

O CEO da Marcopolo, André Armaganijan, atribui o desempenho positivo à venda do modelo G8, que representou mais de 70% dos ônibus rodoviários pesados da companhia. “Além disso, o setor de fretamento continuou com bom desempenho. Nos urbanos, tivemos um ambiente crescente no volume de vendas, impulsionados pelo retorno ao trabalho presencial, bem como a aplicação de subsídios e investimentos diretos dos munícipios”, afirma o dirigente.

No segmento de micro-ônibus, a Marcopolo também se destacou, com vendas ao poder público e entregas ao programa federal Caminho da Escola. A companhia entregou um total de 1.260 unidades para o programa, referentes à licitação de 2022.

A produção da Marcopolo no exterior foi de 490 unidades, um aumento de 32,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. “Depois de um difícil ano de 2022, as operações internacionais demostraram recuperação de resultados, com crescimento de vendas em todas as unidades”, diz Armaganijan.

A transição da motorização do padrão Euro 5 para Euro 6, com aumento no preço dos chassis, não afetou o interesse dos clientes na renovação de suas frotas, que optaram por veículos de maior valor agregado na retomada das viagens de longa distância e na revitalização dos sistemas públicos de transporte coletivo.

No final do primeiro trimestre de 2023, a companhia concluiu o processo de sucessão de seu CEO. James Bellini passou a ocupar o cargo de Presidente do Conselho de Administração, enquanto André Armaganijan assumiu a posição de CEO. A nova administração tem como objetivo aprofundar as iniciativas já em execução e aprimorar frentes estratégicas, como o protagonismo em ônibus elétricos e o desenvolvimento do mercado norte-americano, em prol da sustentabilidade e da consistência de resultados.

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