Por Ônibus & Transporte
Foto: Divulgação (Comil Ônibus)
A Transnacional surpreendeu todo mundo e adquiriu 10 unidades zero quilômetro do Comil Svelto para a sua matriz em Campina Grande. É a primeira vez em quase 20 anos que a Transnacional adquire um modelo zero quilômetro de uma carroceria que não seja Marcopolo.
O Comil Svelto não é uma novidade nas empresas do Grupo A.Cândido: ela possui mais de 20 unidades adquiridas da Viação Pioneira do Distrito Federal distribuídas na Nacional de Luxo, Transnacional e Reunidas de João Pessoa e Reunidas de Natal.
A amostra prova que o grupo aprovou o modelo e encomendou as unidades junto a Comil, de quem a Transnacional já vinha se tornando cliente de longa data no fretamento. Além disso, é a primeira vez em 20 anos que uma empresa paraibana volta a comprar um lote zero de urbanos na Comil, bem como é a primeira vez que Campina Grande recebe um lote de Comil zero.
As unidades são encarroçadas no chassi OF-1721 Bluetec5 da Mercedes-Benz e possuem três portas, sendo a do meio equipada com elevador para cadeirantes, além de letreiros eletrônicos da marca Luminator (Mobitec) de cor branca. A aprovação dos letreiros da Luminator é consequência das unidades ex-BH que a empresa tem, passando a adotar os implementos da marca nos seus zeros.
O letreiro lateral dos Sveltos zero quilômetro vem embutido na carroceria, diferente dos Marcopolo – e dos próprios Sveltos que ela adquiriu seminovos -, onde os letreiros são exibidos na parte superior das janelas.
Além da carroceria, a pintura da empresa apresenta uma novidade: apenas a parte da frente virá com o vermelho característico do Consórcio Santa Verônica, do qual a Transnacional faz parte. De todo resto, a Transnacional adota de vez a pintura do U, nascida na Unitrans, como seu padrão oficial. Ela já faz isso nos ônibus recém-remanejados para Cabedelo, ao passar a adotar a pintura do U junto a frente azul-clara. No espaço vago da pintura deve constar a marca da Prefeitura de Campina Grande e do Consórcio Santa Verônica.
As unidades já estão a caminho de Campina Grande, quando devem chegar nos próximos dias. Quem também está a caminho é o lote de João Pessoa, que por sua vez é encarroçado na Marcopolo.