Do Grande Recife Consórcio de Transportes
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
O engenheiro Matheus Silva de Freitas assumiu a presidência do Grande Recife Consórcio de Transporte, nesta terça-feira (11 de abril), no lugar de Flávio Sotero. O novo diretor-presidente do CTM teve o nome aprovado por unanimidade durante Assembleia Geral do Consórcio, pela manhã, com a presença do secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, e consorciados. Matheus agradeceu as boas-vindas e disse esperar contar com o apoio de todos os envolvidos no sistema de transporte na RMR.
O novo presidente do Consórcio adiantou que está ciente dos desafios que tem pela frente e não medirá esforços para melhorar as condições do serviço ofertado aos usuários do transporte público na Região Metropolitana do Recife (RMR). “É preciso assegurar a manutenção do que funciona e melhorar o que precisa ser melhorado”, afirmou Matheus Freitas. O seu antecessor, Flávio Sotero, lembrou das dificuldades que o sistema passou durante a pandemia com uma queda de 30% no número de usuários de ônibus, fato enfrentado com “muita coragem e criatividade pelo setor”, segundo ele. “Desejo ao Matheus sucesso nessa nova missão que chega com o respaldo do Governo para alavancar as mudanças no transporte público.
O secretário Evandro Avelar, que tem larga experiência no setor de transportes e mobilidade, elencou para os consorciados um plano de ação imediata que deverá ser executada pela nova gestão no CTM, entre elas: fortalecer cada vez mais os quadros técnicos e concentrar esforços numa política de transportes que agregue mais prefeituras da RMR. “Os problemas são muitos e precisamos consorciar todo mundo. Temos muito trabalho pela frente e com a ajuda de todos iremos tocar pra frente os projetos importantes em benefício da população”, disse.
Currículo
Matheus Freitas, engenheiro civil com graduação pela UFPE, intercâmbio na Universidade New South Wales, na Austrália, pós-graduado em Gestão de Cidades pela ASCES.
Foi presidente na Autarquia de Mobilidade de Trânsito e Transporte de Caruaru- AMTTC.
Antes de assumir a presidência do CTM, estava como consultor técnico da Secretaria da Casa Civil do Estado de Pernambuco.