Por UNIBUS RN
Foto: Divulgação (NTU)
Brasília foi palco, no último dia 04, da cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos. Com a presença de representantes de diversas regiões do país, o evento contou com a eleição de João Antonio Setti Braga, empresário de São Paulo, como presidente do Conselho Diretor da entidade, e de Jorge Dias, do Rio de Janeiro, como vice-presidente.
A nova gestão, que permanecerá no cargo até 2025, ampliou o número de membros do Conselho Diretor de 21 para 30, representando 19 estados e o Distrito Federal. O Conselho Fiscal permaneceu com cinco integrantes.
Durante a cerimônia, o presidente-executivo reeleito da NTU, Francisco Christovam, destacou a importância do novo momento institucional da entidade, com a chegada de novos conselheiros. “O desafio continua sendo grande e tenho certeza de que a NTU vai responder à altura da expectativa desse novo Conselho”, afirmou.
Christovam enfatizou que a ampliação do Conselho Diretor representa um sinal positivo para a entidade, aumentando sua responsabilidade e poder de atuação em nome de mais empresas do país inteiro. Ele ressaltou que a NTU enfrenta vários desafios este ano, como a aprovação do novo Marco Legal do setor e a discussão sobre reforma tributária e tarifa zero.
Com a ampliação do Conselho Diretor, a NTU agora conta com representantes de três novos estados – Pará, Maranhão e Mato Grosso – e do Distrito Federal, enquanto seis outros estados, antes representados por consórcios, passaram a ter representantes específicos – Piauí, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Paraná. Eles se juntam a outros dez estados que já faziam parte da composição do Conselho.
A NTU congrega 406 empresas associadas e 77 entidades sindicais patronais de 24 estados e do Distrito Federal, representando as operadoras de ônibus urbanos e de caráter urbano perante o governo e a sociedade civil. A entidade busca fortalecer e alavancar o desenvolvimento sustentável da mobilidade urbana, além de integrar e disseminar experiências e conhecimentos em nível nacional.