Da Revista Technibus
Por Rodney Freitas*
Foto: Fábio Arantes (SECOM / Prefeitura de São Paulo / Via Fotos Públicas)
Já temos dois meses de 2023 concluídos, e nesse pouco tempo ficaram nítidas as oportunidades que teremos esse ano. Algo que já trago de mindset dos anos anteriores e que vejo ainda como grande diferencial para os próximos meses é mantermos o foco nos clientes, criando conexões pelo fortalecimento da jornada, não deixando de lado a necessidade de nos reinventarmos diariamente para gerar cada vez mais inclusão.
Aqui na Autopass, temos nos empenhado para ampliar o entendimento da plataforma TOP e a aceitação do Cartão TOP por municípios — estratégia condizente com a transformação digital que estamos impulsionando e que traz mais abrangência aos nossos serviços e produtos. Desde seu lançamento em novembro de 2021, temos evoluído com o amadurecimento da plataforma, pois para avançar com uma solução, é preciso conhecê-la, vivenciá-la e entender suas oportunidades de melhoria.
As mudanças que promovemos para o setor de mobilidade, como um todo, foram fundamentais para o acompanhamento da retomada da rotina pós-período pandêmico. Esse progresso veio acompanhado com a crescente adesão da população à plataforma, que hoje tem mais de 1,6 milhão de cartões TOP emitidos, mais de 1,8 milhão de usuários no aplicativo TOP e mais de 215 milhões de unidades emitidas de Bilhetes Digitais QR Code.
Ao compreendermos a jornada do cliente, do momento em que acorda até a hora do dormir, desenvolvemos soluções capazes de facilitar a sua rotina e trazer resultados. A Plataforma TOP seguiu de forma exemplar esta premissa, ao colocar o cliente no centro da tomada de decisão, reforçando conceitos de inovação e tecnologia, à exemplo do lançamento do Bilhete Digital QR Code e a integração das funcionalidades bancárias, como conta digital, cartão de débito e crédito. Além disso, há poucos dias anunciamos uma parceria com o Google, que reforça não só nosso foco no cliente mas como somos orientados pela inovação: a partir de agora, os passageiros podem também adquirir e armazenar os bilhetes QR Code na carteira do Google. Somos a primeira empresa brasileira a utilizar o canal Google Wallet para a disponibilização de soluções de bilhetagem.
Todas essas inovações promovidas pela Autopass são inclusivas e aderentes à mudança de comportamento dos passageiros, ao passo que oferece diversas formas de acesso à bilhetagem (incluindo modalidades físicas e digitais). Tais medidas impulsionaram uma verdadeira transformação digital no setor da mobilidade, tendo a cidade São Paulo como pioneira neste processo, pois é a primeira da América do Sul ao adotar a tecnologia QR Code na venda de bilhetes.
Com o objetivo de seguir simplificando a jornada diária dos usuários da plataforma TOP, temos também desenvolvido cada vez mais as funcionalidades de banking e mobilidade no app TOP, como a possibilidade de realizar Pix, pagamento de contas, a geração de cartão virtual na funcionalidade crédito entre outras. Entendemos que a jornada do cliente não é só importante, mas primordial para a evolução tecnológica. 2023 será de muito trabalho e inovação constante, e queremos seguir impactando positivamente a mobilidade urbana!
* Rodney Freitas é é CEO da Autopass.
** O texto que você acabou de ler não reflete, necessariamente, a opinião do UNIBUS RN, sendo de total responsabilidade do seu autor.