Por UNIBUS RN
Foto: Sandro Menezes (Assecom/RN)
A grande quantidade de atos criminosos registrados nas últimas horas continua deixando reflexos na operação do transporte público. De acordo com o SINTRO / RN, sindicato que representa trabalhadores das empresas de ônibus, nesta quarta, 15, os passageiros só terão acesso ao sistema de transporte público após o amanhecer do sol.
O prognóstico foi dado ao UNIBUS RN por Harley Davidson Andrade, segundo-secretário geral do SINTRO / RN. “A princípio, a liberação da frota só ocorre após o nascer do sol. Por volta das 6h da manhã é que os ônibus sairão das garagens das empresas”, disse o dirigente.
Apesar da promessa do representante sindical, não é possível afirmar com 100% de certeza de que os ônibus começam a circular após às 6h. “Isso [liberação] ocorrerá se tivermos tranquilidade para trabalhar. Se continuar o cenário de caos, como o desta terça-feira, não sai nenhum ônibus”, disse Harley, que ainda reiterou que o cenário será reavaliado ao longo do dia. “Se ocorrer algum agravo da situação ao longo do dia, a frota será toda recolhida novamente”, completou.
O representante dos rodoviários também informou que há temor pela operação dos trabalhadores nesta quarta-feira, uma vez que não foi garantida, segundo o sindicalista, a presença de forças de segurança nas garagens das empresas de ônibus. “Não deram posição nenhuma se teriam viaturas nas garagens. Nenhuma garantia foi dada”, disse Harley.
Histórico
Ações coordenadas, que começaram a ser registradas ontem, 14, deixaram danos em prédios públicos, veículos públicos e privados, além de instaurar medo e caos nos potiguares. Um dos setores mais atingidos foi o transporte público, que deixou de circular em níveis municipais e a nível estadual, com a paralisação parcial de itinerários e operações de empresas.
Em Natal, dois ônibus do sistema de transporte municipal foram completamente destruídos após incêndios criminosos. Outro veículo chegou a ser parcialmente queimado, mas os danos foram parciais. Também foram registradas, na garagem da empresa Nossa Senhora da Conceição, no bairro Felipe Camarão, duas tentativas de atentados em pouco mais de 12 horas.