Da Tribuna do Norte
Foto: Divulgação (CBTU Natal)
A Companha Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizou, anteontem (10), mais um teste de operação do VLT até Nísia Floresta, a chamada linha branca, antes da entrega definitiva da quinta estação entre São José do Mipibu e Nísia Floresta. As atividades da obra continuam a ocorrer cotidianamente, dentro do cronograma da mesma, segundo a empresa.
O senador Rogério Marinho (PL) acompanhou o teste de VLT que começou a ser implantado durante a sua passagem pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). “Estamos de forma experimental fazendo uma visita à conclusão dessa obra tão importante para a Região Metropolitana de Natal, que vai ter a maior estrutura de rede ferroviária da região Nordeste”, explicou.
O ex-ministro explicou ainda que, além das cinco estações construídas entre Parnamirim e Nísia Floresta, a previsão é que a CBTU entregue mais três estações em agosto, na Zona Norte de Natal.
“O mais importante é que é um transporte seguro, de qualidade, com pontualidade e regularidade, o que vai permitir que as pessoas que moram na Grande Natal possam se deslocar com segurança conforto, pagando menos, para trabalhar prestando serviços e integrando essa região”, disse Marinho, que considera a expansão da linha ferroviária como “maior investimentos já feito na rede ferroviária da Grande Natal nos últimos 30 anos”.
O deputado federal Benes Leocádio (União) também acompanhou o teste do VLT. O parlamentar fez elogio à atuação do ex-ministro para conseguir a viabilização da ampliação. “A obra tem como marca o trabalho de Rogério Marinho à frente do MDR, e que representa a expansão da malha ferroviária potiguar, dando segurança, rapidez e economia no transporte público da região da Grande Natal”.
Além de Rogério Marinho e Benes Leocádio, acompanharam os testes o deputado estadual Taveira Júnior (União), que falou da importância da obra para a Grande Natal. “A expansão da linha branca será importante para o desenvolvimento das cidades da Grande Natal”. Também participaram do teste o superintendente regional da CBTU, Leonardo Diniz, os prefeitos Daniel Marinho (Nísia Floresta), José Figueiredo (São José do Mipibu), Bergson Iduíno (Arez), Edinho Oliveira (Poço Branco) e José Arnor (Jundiá), além de vereadores e lideranças políticas da região.
A entrega das estações está previsto no projeto de expansão da malha ferroviária de Natal, anunciado pelo Ministério de Desenvolvimento Regional em 2021. Em dezembro de 2022, foram estregues as Estação Bonfim e São José do Mipibu, a um custo de R$ 1,7 milhões.
A expansão faz parte da Linha Branca, que abrange cinco estações, totalizando 23,4km de linha férrea e um investimento de cerca de R$ 78 milhões, de acordo com a companhia. A construção das estações de São José e Bonfim fazem parte dos trechos II e III da linha.
A expansão também contempla a construção da Linha Roxa, com aporte de R$ 18,7 milhões do Governo Federal. Para esta parte, está prevista a construção de três estações: Bela Vista, BR-101 Norte e Jardim Petrópolis. O ramal ligará a Região Metropolitana aos municípios de São Gonçalo do Amarante e Extremoz, com previsão de conclusão em fevereiro deste ano, afirma CBTU.
Já em janeiro, Leonardo Diniz explicava à Tribuna do Norte que “a operação dessas estações e dos novos 17km de via férrea, permitirá à população usufruir do trecho II da Linha Branca, obra que será finalizada nos próximos dias, com a conclusão do trecho III, levando o trem até o município de Nísia Floresta, totalizando 20km de via férrea. Fomentando a mobilidade urbana na região metropolitana de Natal”.