Da Prefeitura de Salvador
Foto: Betto Moura (SECOM / Prefeitura de Salvador)
Mais 39 ônibus novos climatizados foram entregues à população de Salvador nesta sexta-feira (3), pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). Os novos veículos fazem parte da renovação anual da frota da cidade. A cerimônia de entrega aconteceu no Jardim de Alah e contou com a participação do prefeito Bruno Reis e do secretário de mobilidade, Fabrizzio Muller, dentre outras autoridades.
Ao todo, 169 veículos foram comprados pelas concessionárias. Além destes, mais nove micro-ônibus já estão em circulação desde o final do ano passado. Os demais veículos chegarão à cidade no decorrer do ano. Com a entrega realizada hoje, Salvador chega a 430 ônibus climatizados na frota da cidade.
“Atualmente, o maior desafio dos prefeitos de médias e grandes cidades é fazer o sistema de transporte público funcionar. Há uma constatação: a tarifa não remunera e não cobre mais os custos operacionais. Chegamos a assumir a execução direta de um terço da operação do transporte na cidade, e sabemos que a receita não é suficiente para cobrir as despesas. Houve uma queda no número de passageiros e um aumento de custos dos insumos. O caminho para resolver o problema está no aporte de recursos públicos”, relatou Bruno Reis.
O prefeito ressaltou ainda que, mesmo com todos os desafios do setor, houve avanços na capital baiana nos últimos anos. Em 2021, foram colocados em funcionamento 169 ônibus com ar. Em 2022 foram comprados mais 169 e entraram em funcionamento 44 novos ônibus para o BRT, inclusive os elétricos.
“Nenhuma cidade do Brasil adquiriu tantos ônibus neste período. A frota atual possui 1.685 ônibus. Até março vamos chegar a 40% da frota com ônibus de ar-condicionado. Sei da importância do transporte público. Nesses próximos dois anos, se há uma área para priorizar na resolução das demandas, é o transporte público”, destacou o chefe do Executivo municipal.
Acessibilidade
Os novos ônibus são da empresa OTTrans, e irão circular nas linhas 1007 – Lapa x Terminal Aeroporto/Jardim das Margaridas, 1026 – Estação Mussurunga x Boca da Mata e 0136 – Lapa x Centenário, escolhidas priorizando o atendimento a localidades onde há registros de usuários cadeirantes, especialmente crianças. Isso porque os novos ônibus têm maior espaço reservado para transportar até três cadeirantes ao mesmo tempo.
Dos 39 ônibus novos, 22 serão alocados na linha 1007, dez na linha 1026 e sete na 1036. “Neste cenário de crise, a Prefeitura tem o compromisso de entender as dificuldades que as famílias que possuem crianças com deficiência passam, e ir além, trazendo melhorias para o sistema”, pontuou Bruno Reis.
“O bairro de Jardim das Margaridas, por exemplo, é uma localidade onde temos muitas crianças com microcefalia. Com a chegada dos novos ônibus, optamos por dar esse conforto para essas famílias que já passam por tantas dificuldades diariamente”, completou o secretário da Semob, Fabrizzio Muller.
De acordo com o secretário, à medida que os próximos ônibus forem chegando, serão alocados nas linhas que registram maior carregamento de usuários na cidade. “Apesar de todas as dificuldades que o sistema de transporte tem enfrentado, estamos buscando manter a renovação anual da nossa frota. Até o final do ano, com a chegada de todos os ônibus, poderemos oferecer um pouco mais de conforto aos usuários do sistema”.
A dona de casa Márcia Nascimento, de 33 anos, mãe de criança com deficiência, celebra o atendimento de uma demanda antiga da comunidade de Jardim das Margaridas. “São mais confortáveis e, como esta é uma linha que transporta muitos cadeirantes, teremos alguma comodidade para o deslocamento, sem filas e com mais conforto. Anteriormente, precisávamos caminhar bastante para pegar um ônibus. Agora, com uma linha entrando no bairro, facilita tudo”.