Da Revista Technibus
Foto: Thiago Martins (UNIBUS RN)
As fabricantes de carrocerias de ônibus registraram, em dezembro de 2022, a produção de 1.807 veículos, 59,12% a mais que em novembro, cujo volume atingiu 1.136 unidades. No acumulado do ano, as empresas fabricaram 19.151 carrocerias de ônibus, resultado 54,93% superior a 2021, quando foram feitos 12.361 veículos, conforme mostra o balanço divulgado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus).
Do total de ônibus produzidos de janeiro a dezembro de 2022, a maior quantidade foi de modelos urbanos, com 9.675 carrocerias, que representaram 50,52% do total e um aumento de 80,1% sobre as 5.373 carrocerias feitas nos 12 meses de 2021. Os rodoviários somaram 4.871 carrocerias de ônibus, 25,43% do total e com avanço de 48,47% sobre os 3.281 veículos fabricados em 2021. De micro-ônibus, foram montados 4.535 ônibus, que representaram 23,68% do total e crescimento de 89,12% sobre os 2.398 veículos fabricados de janeiro a dezembro de 2021. De modelos intermunicipais saíram da linha de montagem 70 ônibus, enquanto em 2021 foram produzidos 1.280 veículos, segundo a Fabus.
A Caio ficou com a liderança no ranking das encarroçadoras da Fabus, com 5.606 ônibus produzidos de janeiro a dezembro de 2022, seguida pela Marcopolo que fez 5.036 veículos. A Neobus fabricou 2.954 ônibus, a Mascarello 2.656 ônibus, a Comil 1.309, a Carbuss (Busscar) 1.053 e a Irizar 537 veículos.
Exportações
Para o mercado externo, as encarroçadoras enviaram 3.606 ônibus – 1.730 rodoviários, 1.635 urbanos e 241 micro-ônibus – o que corresponde a um aumento de 45,7% sobre 2021, quando foram exportados 2.475 veículos.
A Marcopolo vendeu para o mercado externo 1.754 ônibus de janeiro a dezembro de 2022, a Caio Induscar 885, a Irizar 492, a Comil 229, a Carbuss (Busscar) 186 e a Mascarello 60, segundo a Fabus.