Definição de possível aumento da tarifa do transporte intermunicipal só deve ocorrer na próxima semana

Por UNIBUS RN
Foto: Arquivo (Por Dentro do RN)

O setor de transportes se reuniu ontem, 25, com representantes do Governo do Estado para solicitar o reajuste tarifário do segmento intermunicipal. O tema vem sendo debatido desde dezembro do ano passado. O valor pedido pelas empresas e permissionários do transporte alternativo foi de 35%.

A solicitação das empresas ocorreu durante a reunião de um grupo de trabalho para o segmento do transporte, formado pelo governo, empresários, permissionários e outros setores, como Ministério Público e representantes dos trabalhadores.

De acordo com o presidente da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – Fetronor, Eudo Laranjeiras, a defasagem é de aproximadamente 52% nos últimos quatros anos, quando ocorreu o último reajuste.

Para chegar ao valor solicitado, de 35%, os empresários consideraram a redução de impostos para o setor, tema já sinalizado pelo Executivo estadual. Segundo Eudo, o governo deverá manter a isenção do ICMS sobre o óleo diesel para as empresas, além de zerar outras tributações da área.

Após a reunião e pedido formal por parte das empresas, a proposta será levada para a governadora Fátima Bezerra (PT), que dará a palavra final sobre o realinhamento tarifário. Os empresários aguardam a reunião do grupo de trabalho da próxima quarta-feira (1.fev.2023) com a definição sobre o tema.

O presidente da federação lembra que o governo pode vir a conceder um reajuste menor que os 35% solicitado pelas empresas, mas que é importante que ocorra a compensação, através do subsídio aos usuários – como no sistema de trens urbanos, onde o cliente paga R$ 2,50, quando a tarifa é de cerca de R$ 10.

Ainda segundo Eudo, ocorrendo o reajustamento tarifário, as empresas irão renovar a frota em contrapartida. O empresário confirmou que cerca de 50 veículos novos, entre ônibus das frotas das empresas e dos alternativos, vão ser renovados no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.