PE: Cantora se apresenta durante 12 horas por dia em ônibus no Grande Recife

Do G1 PE
Foto: Reprodução (TV Globo / Via G1 PE)

Ônibus tradicionais e veículos BRT são o palco da cantora Pétala Odara, de 26 anos. Moradora de uma comunidade chamada Império, no bairro da Várzea, na Zona Oeste do Recife, ela caminha até a Avenida Caxangá para se apresentar aos passageiros do transporte público. É assim que ela ganha dinheiro para pagar as contas e persegue o sonho de uma carreira na música.

“Eu gosto de falar o que as pessoas sentem, o que eu sinto. Gosto de humanizar, mostrar a igualdade que a gente tem um com outro através das minhas canções”, disse a cantora.

O nome artístico da jovem é uma homenagem a dois cantores que ela admira. “Pétala” é uma música de Djavan. “Odara”, uma canção de Caetano Veloso. Pétala canta MPB, mas atualmente sua principal aposta é no hip hop melódico, estilo americano que tem se tornado popular no Brasil.

Nos ônibus, ela liga uma caixa de som que ganhou da avó e um microfone para se apresentar para os passageiros. Durante a semana, chega a trabalhar até 12 horas por dia.

“A gente tem que dar oportunidade para as pessoas. Ela tem uma voz maravilhosa. Eu amei. Ela canta de dentro do coração mesmo”, afirmou a massoterapeuta Jeni Nigro, uma das passageiras que contribuiu para o sonho da jovem.

De acordo com Pétala, é preciso ter coragem e controlar o nervosismo para se apresentar dentro dos ônibus. “A gente tem tantos ‘nãos’, né? Quando a gente entra no ônibus, entra pensando no ‘sim’. Porque a dificuldade só existe quando a gente está esperando o não”, contou.

Entre uma viagem e outra, Pétala Odara faz intervalos e senta em praças públicas para descansar. A cantora morava em Jaboatão dos Guararapes. Há poucos meses, se mudou para a comunidade às margens do Rio Capibaribe, no Recife, que é resultado de uma ocupação.

As ruas ainda não têm nome e as casas não têm números. É na sala de casa que a cantora compõe as próprias músicas, inspiradas no que lê e escuta. É lá também que ela ensaia as apresentações, ao lado do poeta e compositor Pablo Arruda, de quem é amiga.

“Eu absorvo muito dela, aprendo muito com ela e tento sempre agregar, pois vejo como a arte é fundamental”, disse Pablo.

Em 2018, Pétala Odara participou, em São Paulo, de uma seletiva do The Voice Brasil, reality show musical exibido na TV Globo. A pernambucana não foi adiante no programa, mas aproveitou para ficar um tempo na cidade.

“Foi a primeira vez que eu viajei, saí de Pernambuco. Para mim, isso já foi desafiador. Ainda mais nas condições que eu fui, né? Porque não tinha ninguém lá que eu conhecesse. Eu fui com a cara e a coragem”, afirmou Pétala.

De volta ao Recife, Pétala continuou a trabalhar para construir uma carreira com as canções que escreve. “Esse ano, quero lançar músicas novas, quero escrever mais, quero trabalhar, conhecer outros artistas. E, quem sabe, até voltar para São Paulo e me inscrever no The Voice”, declarou a cantora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo