Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Scania)
De acordo com informações da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), o setor de transporte rodoviário de passageiros está preparado para atrair o passageiro do transporte aéreo, que está buscando os ônibus para fugir das altas tarifas do avião nesse final de ano.
A associação ressalta ainda que os meses de dezembro e janeiro, analisando os últimos quatro anos, representam juntos cerca 21% dos embarques do ano, e neste ano é esperado um crescimento de até 20% em relação ao número de passageiros de 2019, antes da pandemia, quando foram registrados 39 milhões de passageiros embarcados.
As empresas regulares do setor estão investindo mais em governança corporativa para garantir práticas mais sustentáveis do ponto de vista da continuidade e resultados dos negócios. “As grandes empresas contrataram profissionais de diversas áreas para transitar no universo rodoviário de passageiros. Contamos com times de tecnologia, business inteligence e especialistas na estruturação de uma agenda ESG”, diz Letícia Pineschi, conselheira e porta voz da Abrati.
Segundo a entidade, o resultado desse trabalho já vem impactando o segmento, e começa a ser visto pelos passageiros nas plataformas de embarque nesse final de ano, por meio das frotas renovadas, maior percentual de serviços de luxo, wi-fi, internet free a bordo, bilhete de passagem eletrônico e motores mais ecológicos.
A estratégia também reflete adaptações nas mudanças de comportamento do consumidor, que passou a buscar mais por viagens e destinos no comércio on-line e a se preocupar com as boas práticas socioambientais das empresas.
Quanto aos veículos, foram realizados nos últimos meses fortes investimentos. O grupo JCA, do qual fazem parte Viação Cometa e a 1001, recebeu há cerca de dez meses 271 novos ônibus, da mesma forma a Gontijo e a Itamarati receberam novos ônibus ao longo de 2022. O Grupo Guanabara anunciou mês passado um investimento de cerca de R$ 170 milhões em 140 ônibus double deckers. E nesta semana, foi a vez da Viação Águia Branca estrear parte do lote de aquisição de 80 ônibus da G8 da Marcopolo para reforçar nesse final de ano sua operação a partir do Espírito Santo. “Nos últimos 12 meses, foram mais de 500 ônibus novos adquiridos em 2022”, destaca a executiva.
Ainda de acordo com Letícia Pineschi, “os passageiros contam hoje com um time de profissionais nas empresas, que a partir da análise dos dados do comportamento do consumidor podem orientar os investimentos das companhias de modo mais assertivo e a atender a demanda de um modo mais customizado, incluindo benefícios como programas de fidelidade e cashback em compras.”
Além disso, as empresas esperam aumentar a receita dos serviços especiais como leito e cabine cama, cuja procura durante o ano foi 15% maior. “O setor parece estar bem-preparado para esta demanda, só no Rio de Janeiro, uma das cidades mais procuradas do país para o ano novo, são esperados o desembarque de cerca de 286 mil turistas na Rodoviária do Rio até o dia 29 de dezembro”, informa Pineschi.