Transporte rodoviário se torna mais atrativo que aéreo para viagens de lazer e corporativas

Por ClickBus
Foto: Divulgação (Scania)

O mercado interno de turismo já está 0,7% maior do que era em fevereiro de 2020, período pré-pandemia, e mostra fôlego para crescer ainda mais nos próximos meses, período de alta temporada de férias de verão. De acordo com levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, em setembro de 2022, o índice de atividades turísticas cresceu 0,4% em relação a agosto, terceiro resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 3,2%.

O bom resultado se reflete em todos os agentes do setor, inclusive no mercado de transporte rodoviário de passageiros. De acordo com a ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, o mês apresentou um resultado positivo, com 30% de vendas de passagens a mais do que o mesmo período de 2021.

Só em 2022, a ClickBus notou um crescimento de 275% na média diária de buscas no site, comparado com 2021. Em relação a vendas concluídas, de janeiro a setembro deste ano foram vendidas 83% a mais de passagens do que o mesmo período de 2020, resultando no melhor primeiro semestre da história da empresa.

Na comparação com 2021, o resultado chega a 84% no mesmo período. Os números superam o acumulado do setor, que de janeiro a setembro de 2022 mostrou expansão de 36,9% frente a igual período do ano passado, segundo o IBGE.

“Mais de 70% das compras na plataforma da ClickBus foram realizadas por novos usuários. Esta é a onda de novos clientes que estão migrando para viagens de ônibus. Os novos consumidores vêm em busca, principalmente, da praticidade de comprar passagens online, fruto da digitalização do setor proporcionada após a nossa entrada no mercado”, comenta Phillip Klien, CEO da ClickBus.

Em relação à competitividade de preços, diferente do modal aéreo, os valores dos bilhetes rodoviários têm se mantido similares aos pré-pandemia na maioria dos trechos. Cada vez mais a inteligência de precificação tem atraído o público, principalmente aqueles que compram de forma antecipada, para aproveitar os descontos agressivos.

Outro fator de crescimento da demanda de viajantes no modal rodoviário é a modernização dos ônibus, já que as viações vêm investindo no upgrade de suas frotas e oferecendo comodidades como leito-cama, serviço de bordo, TV e até mesmo Wi-Fi. As viagens corporativas neste modal também cresceram – a ClickBus registrou uma alta de mais de 20% de pessoas que declararam viajar a trabalho de ônibus, em relação ao ano passado. O passageiro do rodoviário está buscando cada vez mais uma experiência de viagem confortável e prática, seja a lazer ou a trabalho, e o ônibus tem sido a opção ideal neste sentido, começando pela possibilidade de compra em poucos minutos a partir do celular ou computador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo