Por ClickBus
Foto: Divulgação (ClickBus)
A ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, migrou seu aplicativo para o Flutter, o framework de desenvolvimento multiplataforma do Google.
De acordo com Cezar Baldi, CTO (Chief Technical Officer) da ClickBus, a empresa é a primeira do setor a trocar as linguagens de programação nativas para iOS e Android para o Flutter, um processo que levou quase um ano de maturação e estudos. A mudança foi uma aposta para modernizar e padronizar o app, além de reduzir custos. Agora a empresa ganhou mais possibilidades de planejamento e execução, com menos tempo de desenvolvimento, e projeta um ganho de mais 50% em produtividade.
“Estamos constantemente investindo em melhorar nossos processos e aprimorar nossa oferta para os clientes. Somos pioneiros digitais no mercado de passagens rodoviárias no Brasil e a decisão de migrar para o Flutter é mais uma iniciativa da ClickBus que pode nos fortalecer dentro do setor”, afirma Baldi
A nova versão do app está em fase de testes e está sendo disponibilizada de forma escalonada aos usuários do sistema Android. Porém, antes mesmo da atualização, o app da empresa foi considerado o 5º melhor da categoria de viagens pela Play Store (Android).
Modernidade e eficiência no novo app
Antes de implementar a tecnologia, a empresa necessitava de dois desenvolvedores trabalhando paralelamente em cada projeto, um com foco em Android e outro em iOS. “A ClickBus tem o propósito de estar próxima e entender o cliente. Por isso, utilizamos a percepção dos clientes, mas também olhamos seus comportamentos para que tenhamos uma visão crítica interna e, assim, entregar o maior valor com o menor esforço. Temos o objetivo de proporcionar uma experiência de busca e compra de passagens fluida e satisfatória em nossa plataforma, as melhorias no app são uma evolução neste sentido”, conclui o CTO da ClickBus, Cezar Baldi.
A ClickBus já trabalha de forma muito próxima ao usuário em todas as pontas e, do ponto de vista de tecnologia e consumer experience, a migração para o Flutter também vai contribuir para a inteligência de dados. Este framework traz melhorias dos trackings, e fortalece a análise de comportamento de usuário dentro do app.
Desde a mudança, houve a padronização de ambos os sistemas operacionais, o que levou internamente à melhor distribuição da força de trabalho. Ao mesmo tempo, a empresa se torna mais atrativa para o mercado de profissionais da área, uma vez que está trabalhando com uma tecnologia considerada mais moderna e eficiente. “A ClickBus está em fase de hyper growth e mais que dobramos o time de tech em 2022, a expectativa agora é seguir crescendo, ao mesmo tempo em que tem mais entrega de valor para o usuário. A adoção de novas linguagens tem sido uma aliada na atração de talentos, dado que é uma tecnologia moderna, além de reduzir o turnover do time, já que com isso mantemos o nosso time engajado”, conta o CTO..
Flutter: experiência única para usuários
“No universo do desenvolvimento de aplicativos móveis, uma das maiores dificuldades sempre foi criar apps multiplataforma que rodassem nas duas principais plataformas mobile atuais: Android e iOS. Os obstáculos são variados, desde a performance até o custo de criar e manter os apps para cada sistema. O flutter chega para simplificar o desenvolvimento em diferentes sistemas operacionais mobile.”, explica o CTO.
O Flutter é uma tecnologia lançada em 2018, que atua como um kit de desenvolvimento de código aberto, visando facilitar a criação de interfaces e permitir que sua aplicação rode em plataformas mobile, desktop e web. Exemplos de empresas que utilizam Flutter são: Nubank, iFood, Alibaba, Ebay, Cubos Tecnologia e o próprio Google.
Sua linguagem base é o Dart, também criado pelo Google e similar ao JavaScript, se expressando por meio de widgets, além de ter curva de aprendizado baixa para desenvolvedores de outras especialidades.
De acordo com a Google, o Flutter foi criado para melhorar a qualidade dos aplicativos e aumentar a velocidade do seu desenvolvimento. Dessa forma, é possível alcançar mais usuários com uma mesma solução, sem precisar arcar com os custos da criação de duas versões de um mesmo app.
Além disso, o Flutter facilita a elaboração de aplicativos mais visualmente atrativos. Conferindo liberdade aos designers, que geralmente esbarram em limitações técnicas, esse framework possibilita a modificação de cada pixel da tela.
Além de unificar, o framework do Flutter vai melhorar a jornada do consumidor dentro do app. Isto porque, funciona como um template para o desenvolvedor, oferecendo uma série de funções úteis e práticas que podem ser usadas nos códigos do programa. É como se fosse uma estrutura base do software, auxiliando um gerenciamento ágil dos projetos. Dessa forma, desenvolver novos recursos, features e atualizações se torna bem mais ágil.