53ª edição do Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas homenageia os melhores trabalhos inscritos no transporte de cargas e passageiros

Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Via Revista Technibus)

O 53º Concurso de Comunicação Visual e Pintura de Frotas, promovido pelas revistas Transporte Moderno e Technibus, contou com 27 empresas participantes. As empresas classificadas em primeiro lugar de cada categoria foram homenageadas na cerimônia da premiação Maiores do Transporte e Melhores do Transporte 2022, no dia 28 de novembro, em São Paulo. No rodoviário de passageiros, a vencedora foi a Levare Transportes; no metropolitano de passageiros, a primeira colocada foi a Grande Vitória, e no rodoviário de cargas, ganhou a Ultragaz. A Transnorte recebeu a menção honrosa.

Metropolitano de passageiros
A Grande Vitória é a primeira colocada na categoria transporte metropolitano de passageiros. O projeto é especial porque marca a importância da sustentabilidade para o governo do Espírito Santo e para as empresas que atual na região metropolitana de Vitória, representadas pelo sindicato GVBus. O projeto de Roberto Sganzerla deu a identidade visual dos novos ônibus elétricos que foram incorporados ao transporte público da região. “A ideia foi fugir ao lugar comum, causando impacto visual e despertando o interesse da população pela novidade”, comenta Sganzerla.

Os ônibus elétricos que circularão na região da Grande Vitória têm carrocerias da Caio, chassis Mercedes-Benz, baterias Weg e a Eletra realizou o processo de eletrificação. “Ficamos muito felizes com essa premiação, pois este prêmio valoriza os novos ônibus elétricos. É o primeiro ônibus totalmente nacional e elétrico. Essa inciativa do Espírito Santo vai revolucionar o transporte no estado e no país”, comenta Milena Braga, CEO da Eletra.

A identidade visual foi pensada para passar à população a ideia de um transporte mais sustentável e moderno, dentro do padrão da frota Transcol. Em tintas metalizadas e com forte presença do verde, destaca-se o globo terrestre ligado a uma fonte de energia, coma inscrição “veículo elétrico + sustentável”.

A Alto Tietê Transportes (ATT) fica com a segunda colocação, com um trabalho da Missemota Arte & Design. A empresa pertence ao consórcio Unileste e atende a região de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo. A cor predominante é o roxo e o destaque é a frase “Com amor mobilizamos pessoas, transformamos o mundo!”. A aplicação de adesivos reflexivos amplia a visibilidade do veículo, proporcionando maior segurança no período noturno.

A Viação Urbana Guarulhos, vencedora as licitação do município de Bebedouro, no interior de São Paulo, conquista o terceiro lugar no concurso. Bebedouro ostenta o título de “cidade coração” e tem no cultivo da laranja a base de seu desenvolvimento econômico. A combinação destes dois conceitos resultou em uma identidade visual de impacto, porém, simples, de fácil manutenção e bastante versátil. O design de Carlos Marland traz uma laranja em formato de coração na lateral dos veículos, em cores alegres, que remetem ao dourado e a tons de laranja.

Rodoviário de carga
O belo e marcante design desenvolvido pela Vila Criativa para a Ultragaz foi unanimidade na escolha da premiada no segmento de transporte rodoviário de carga. Parte do processo de atualização de marca, a nova identidade visual se estendeu à frota de entregas e distribuição de gás. Com mais de três mil veículos, a Ultragaz adotou o slogan “somando energias”. Nas cores verde, azul e ciano (um tom entre o azul e o verde), o design em forma de onda busca representar a vitalidade e a intensidade da marca totalmente renovada.

“A nossa marca precisava refletir esse movimento de forma consistente, mudamos a marca, como consequência da nossa missão. A renovação da comunicação visual da frota foi um passo extremamente importante no processo para levarmos a nova Ultragaz para as ruas e para as pessoas”, diz Fernanda Pessoa, gerente executiva de comunicação da Ultragaz.

Fernanda conta que a receptividade dos parceiros, funcionários e clientes para a transformação da marca da companhia foi excelente. “O objetivo da Ultragaz ao apresentar ao mercado sua nova marca, é reforçar que o posicionamento da companhia ultrapassa a tradição e enaltece a inovação. Embora a inovação não seja uma novidade no histórico da Ultragaz, para fortalecer suas estruturas e construir novas práticas, a companhia se conectou a um ecossistema de startups e incorporou metodologias capazes de responder rapidamente às necessidades do mercado, por meio da conexão e presença em diversos hubs de inovação”.

“Para nós da Vila Criativa, essa premiação é a validação dos métodos e dedicação aplicados nesse projeto. Principalmente se tratando da mudança visual de uma marca com mais de 80 anos, que já habita a mente de seus consumidores. Os desafios encontrados ao passar o conceito da nova marca Ultragaz da tela para a vida real foram muitos, desde a concepção das cores até a aplicação do layout nos mais diversos veículos, mas agora, com a frota na rua, conseguimos ver que os objetivos foram alcançados com sucesso”, comenta Luiz Costa, diretor de criação da Vila Criativa.

A Hungaro Transportes fica na segunda colocação com um trabalho de Andrey de Oliveira. A identidade visual, com novas cores e logomarca, foi implementada em 2021 nos caminhões e implementos rodoviários adquiridos após a renovação da marca e do design. Atualmente, 540 veículos já circulam com o design renovado.

Em terceiro lugar, surge a Cargolift Logística em um projeto assinado por Eduardo Schneider. O foco foi evidenciar a empresa como uma transportadora tecnológica, sustentável e segura. “Trouxemos um adesivo brilhante lateral, que se conecta com o sider dando uma sensação de continuidade com a linha horizontal. A inscrição ‘frota sustentável’ acompanha os símbolos EcoCargolift. As setas reflexivas acompanham todo o layout e conectam todos os elementos”.

Rodoviário de passageiros
O segmento de transporte rodoviário de passageiros recebeu maior número de inscrições, com 15 empresas concorrentes. A Levare Transportes foi escolhida como o melhor projeto, que foi desenvolvido pela Jorge Andrade Soluções Criativas. “Nosso foco foi criar uma imagem conceituada no inovador e exclusivo padrão de conforto e sofisticação dos veículos e serviços oferecidos pela empresa”, informa o designer.

A cor predominante é o preto, e cada veículo tem cores diferentes e complementares, para mostrar a expansão da frota. A figura estilizada de um homem, o deus Hermes (mensageiro dos deuses na mitologia grega), passa com clareza e elegância a ideia de movimento. Também há imagens iconográficas de pontos turísticos de cidades atendidas pela Levare: ponte estaiada de São Paulo, Corcovado, no Rio de Janeiro, e igreja de São Francisco, na Pampulha de Belo Horizonte.

Em segundo lugar, está a Expresso JK, com projeto da Villela Design. A inspiração foi a cidade de Brasília, com destaque para o congresso nacional. “Por ser um ponto turístico conhecido dentro e fora do Brasil. Usamos os prédios e as cúpulas em tamanho grande, representando a importância do local para a cidade e o país”, detalha Amando Villela. A combinação de cores – amarelo, dourado, laranja e preto – é extremamente harmônica e sofisticada, mas ao mesmo tempo, chamativa. “Todo o ônibus foi desenhado em amarelo, que representa o sol e o calor do planalto central, e em dourado, representando a riqueza e elegância”, comenta o designer.

A L&G Turismo fica com a terceira colocação, também com um trabalho da Villela Design. Em rosa, vinho e prata, o projeto trouxe leveza e um toque de ousadia à frota. “O rosa é uma cor pouco usada em transportes e, exatamente por isso, tínhamos certeza que seria um ponto de inovação. A asa em tamanho grande na lateral se fixou como elemento de maior destaque, como símbolo de movimento e leveza”, conta Armando Villela.

A escolhida para receber a menção honrosa desta edição do concurso é a Transnorte Transporte e Turismo Norte de Minas, com mais um design de Armando Villela. “A empresa adquiriu ônibus padrão Double Decker (DD) pela primeira vez, e por isso tínhamos que criar algo totalmente novo. Tivemos a ideia de usar temas variados, sempre ligados ao norte de Minas Gerais”, diz Villela.

Com muita criatividade e alegria, foram produzidos desenhos com temas ligados ao sertão, festas juninas, rio São Francisco e folclore. “Todos extremamente tradicionais e representativos. Não são projetos temporários ou comemorativos”, diz Villela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo