Por Automotive Business
Foto: Pei Fon (Secom Maceió)
As vendas de ônibus de janeiro a outubro já somam 17,1 mil unidades, resultando em alta de 15% sobre iguais meses do ano passado. Com os emplacamentos estimados para novembro e dezembro, o ano fechará com algo entre 20,5 mil e 21 mil veículos, levando a um crescimento entre 15% e 18% sobre 2021, quando foram licenciadas apenas 17,8 mil unidades.
Os emplacamentos acumulados nestes dez meses são muito próximos às vendas de todo o ano passado, quando 17,8 mil novos ônibus chegaram às ruas. Os números foram divulgados na quinta-feira, 3, pela Fenabrave, federação que reúne as associações de concessionários.
Renovações de frotas puxam vendas de ônibus: A leitura isolada de outubro mostra 1,8 mil ônibus emplacados e queda de 25% na comparação com setembro: “Naquele mês houve um bom volume de emplacamentos para o Programa Caminho da Escola. Em outubro ocorreu um ajuste de mercado, mas o resultado é positivo no ano”, ressalta o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior.
Embora o volume acumulado ainda seja pequeno, a reação do setor vem ocorrendo por conta de renovações em frotas urbanas e rodoviárias.
A Mercedes-Benz continua líder do setor, com 8,8 mil unidades no acumulado de janeiro a outubro, o equivalente a 51,7% do mercado total. Em segundo lugar vêm os Volksbus, com 3,8 mil ônibus licenciados e 21,5% do mercado. Mais abaixo está a Marcopolo, com 2,8 mil veículos emplacados e 16,3% do mercado nacional.
Caminhões – Mais de 100 mil em 10 meses: O setor de caminhões anotou no acumulado de janeiro a outubro 102,6 mil unidades emplacadas, resultado muito próximo ao obtido no mesmo período do ano passado, com pequena queda de 2,1%. A venda de outubro atingiu 10,6 mil caminhões, total 4,6% menor que o de setembro, que teve um dia útil a mais, mas a média diária de emplacamentos permaneceu estável e próxima a 530 licenciamentos.
“É possível que se repita neste ano o resultado de 2021, como divulgamos em nossas projeções”, estima Andreta Jr. Em 2021 foram licenciados 127,3 mil caminhões. E os revendedores e fabricantes esperam bons números para novembro e dezembro, por pelo menos dois bons motivos.
A produção já não sofre mais com a falta de componentes que atingiu o setor no primeiro semestre. E muitos frotistas anteciparam a compra de caminhões este ano para fugir de futuros reajustes de 15% a 20% como consequência da transição da tecnologia de controle de emissões (de Euro 5 para Euro 6), que entra em vigor em janeiro.
Entre os caminhões, o primeiro e segundo lugares se invertem na comparação com os ônibus. Aqui a líder é a Volkswagen, com 29,2 mil unidades e 28,5% das vendas até outubro. Os Mercedes totalizam 27,9 mil, com 27,2% do mercado. O terceiro lugar é da Volvo, com 19,7 mil caminhões e 19,2% de participação. A Scania vem pouco abaixo, com 9,1 mil unidades e 8,8% do mercado local.