Por Agora RN
Foto: Matheus Felipe
Empresas de transporte do Rio Grande do Norte entregaram passagens gratuitas no estado para os eleitores votarem neste segundo turno das eleições 2022. A entrega dos bilhetes gratuitos atende a uma determinação do Governo do Estado, por meio do decreto n° 32.109, e é um benefício para todos os eleitores, reforçando o direito à cidadania e contribuindo para que toda a população possa votar. As passagens gratuitas foram marcadas entre o sábado e a segunda-feira (29 e 31 de outubro).
O presidente da Federação das empresas de transporte de passageiros do Nordeste (FETRONOR), Eudo Laranjeiras, fez um balanço geral de como ficou o funcionamento do transporte durante a realização do segundo turno das eleições.
“Fizemos um aumento substancial de frotas em torno de 70% e tivemos mais que o dobro de passageiros, 220%, em relação ao primeiro turno e 275% em relação a um dia normal, um domingo normal. Então houve uma adesão da população aproveitou esse momento não só para ir votas mas se divertir e transcorreu tudo muito bem na área metropolitana.”, disse.
Em relação a operações da Polícia Rodoviária Federal no dia 30 o presidente da FETRONOR afirmou que “A PRF atuou de forma normal, se teve algum veiculo que teve alguma vistoria não é do nosso conhecimento, o que nós dissemos foi que a PRF não interferiu na operação, nenhum veículo voltou, não houve nenhum atraso substancial em que prejudicasse o eleitor.”
O diretor de comunicação da transpasse da Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do RN (Transpasse), Wellington Oliveira, também explicou que de acordo com a demanda prevista “tudo transcorreu dentro da normalidade”.
“Estimávamos cerca de 30 mil eleitores sendo contemplados com o beneficio da gratuidade porém ficou dentro do esperado entre 15, 20 a 30 mil nada fugia da normalidade, colocamos 100% dos nossos horários com frota suplementar que atendeu de imediato ao supracitado de eleitores a demanda e transcorreu tudo dentro da normalidade”, afirmou o diretor.