Economia: Vendas de ônibus, automóveis, comerciais leves e caminhões em outubro supera registrado em 2021

Da Agência AutoData
Foto: Divulgação (Busscar)

As vendas de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus somaram 180,9 mil unidades em outubro, de acordo com dados preliminares do Renavam obtidos pela Agência AutoData. O volume supera em 11,4% o resultado do mesmo mês do ano passado, quando o mercado interno já era afetado pela crise dos semicondutores e alcançou 162,3 mil veículos, mas ficou 6,7% abaixo do de setembro, quando foram licenciadas 208,6 mil unidades.

Ficou abaixo também da projeção da Anfavea, divulgada pelo presidente Márcio de Lima Leite no mês passado. A entidade esperava que, em outubro, o mercado fechasse com 197 mil unidades comercializadas para que, em três meses, as vendas alcançassem 637 mil veículos e a projeção para o ano, de 2 milhões 140 mil veículos comercializados, 1% acima do volume de 2021, fosse alcançada. Ficou 16 mil unidades abaixo.

Em vinte dias úteis a média diária de licenciamentos bateu na casa das 9 mil unidades, pouco abaixo dos 9,2 mil licenciamentos/dia de setembro, resultado médio considerado “espetacular” pelo presidente da Anfavea. Foi a mesma média diária apurada em agosto.

Segundo a Bright Consulting o resultado do mês pode ser considerado bom, pois mantém a tendência de recuperação do mercado. As vendas diretas, de acordo com a consultoria, representaram 51% dos emplacamentos de veículos leves, mantendo o nível dos últimos dois meses – 53% em agosto e 50,5% em setembro.

No acumulado de janeiro a outubro os emplacamentos somaram 1 milhão 683 mil unidades, 3,2% abaixo do registrado nos primeiros dez meses de 2021. A diferença de um ano para o outro continua a reduzir mês a mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo