Do G1 RN
Foto: Edivan Leal/Ilustração/Arquivo
A emissão de passagens intermunicipais gratuitas para eleitores que vão votar no segundo turno das eleições ainda não começou a ser feita nas cidades do interior do Rio Grande do Norte.
Eleitores que moram em Mossoró e procuraram a rodoviária do município da Oeste potiguar na manhã desta terça-feira (25) não conseguiram o serviço. A cena se repetiu em outras cidades.
Procurada pelo g1, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) informou que, “devido à demora da publicação do decreto” e à infraestrutura disponível no interior do estado, a distribuição foi adiada e começará a partir de quarta-feira (26), das 8h às 16h.
O início da distribuição seria nesta terça-feira (25), segundo anunciado pelo governo do Rio Grande do Norte e pela Fetronor na tarde da segunda-feira (24).
Em Natal, onde a distribuição começou na data e horário divulgados, cerca de três mil passagens foram emitidas em três horas, entre às 5h e 8h desta segunda-feira (25).
Tanto para a capital como para o interior, as emissões de passagens para o fim de semana devem acabar na sexta-feira (28).
Procura sem sucesso
Na maior cidade do interior do estado, Mossoró, quem procurou o serviço se deparou com funcionários sem informações sobre o procedimento e que orientavam os usuários a voltarem na quarta-feira (26).
“Aqui estamos esperando um posicionamento da empresa para saber quando e se vamos liberar”, disse o funcionário de uma empresa que opera no terminal e pediu para não ser identificado.
O aposentado Francisco Elsimar, de 68 anos, foi uma das pessoas que procurou a rodoviária, mas saiu sem a passagem. Ele vota em Natal, mas não viajou para exercer o direito no primeiro turno.
“A resposta que dão é que só a partir amanhã. Hoje não tem. O dinheiro é difícil, aí a gente tem que procurar isso. É importante para mim e para os outros, tem muitos que precisam. Mas já era pra ter sido liberado. Era importante que já tivesse saído”, disse.