Do Jornal Valor Econômico
Foto: Jovani Cecchin
A viação capixaba Águia Branca vai investir R$ 100 milhões na aquisição de 80 ônibus do modelo Marcopolo G8, nova geração da montadora. O novo passo da empresa, apresentado por Paula Corrêa, presidente da viação, chega na esteira de uma recuperação importante do mercado após o caos provocado pela pandemia.
A viação deverá fechar o ano com faturamento de R$ 620 milhões, alta de 14,8% na comparação com 2019, período anterior à crise sanitária, quando obteve R$ 540 milhões. Em 2020, o faturamento caiu 48% e em 2021, recuou 33%.
“Dessa frota (a ser comprada), metade chega no fim deste ano para o Natal. A outra metade vai ser entregue até o fim de fevereiro do ano que vem”, afirmou a executiva. A Águia Branca foi a escolhida pela Marcopolo para lançar o G8 no país – começou a operar com o novo modelo em setembro de 2021, com seis unidades.
Segundo a Corrêa, a retomada firme dos negócios motivou a aprovação da compra dos ônibus pelo conselho do grupo. Desde 2020 a empresa não renova frota (com exceção das seis unidades no ano passado). A pandemia deixou em xeque a fabricação de veículos e ônibus e isso fez os preços dispararem. “De 2020 até hoje os preços dos ônibus aumentaram entre 45% e 50%”, disse.
Antes, a frota da companhia era de 800 ônibus, número que hoje está em 650. A queda, no fim das contas, mostra uma maior eficiência da empresa, que hoje transporta o mesmo volume de passageiros do que o pré-pandemia, mas com uma frota menor.
A empresa faz parte do Grupo Águia Branca, que tem negócios também no segmento de logística e revendas da Toyota – em 2021, o faturamento foi de R$ 10 bilhões. O grupo recentemente comprou a Agaxtur Agência de Viagens, uma das mais tradicionais do país.
“Desde abril deste ano retomamos os nossos indicadores do pré-pandemia de passageiros e receita. Foi um divisor de águas”, acrescentou a executiva. No ápice da crise até encontrar garagem para estacionar os ônibus parados era um desafio, já que a empresa chegou a operar apenas com 6% da sua capacidade.
Paralelamente, a viação de mais de 70 anos segue atenta a novas oportunidades no mercado. Entre as apostas está a Squad, uma startup criada em 2019 que inicialmente trazia soluções para logística de transporte em grandes eventos, mas agora também abraça o fretamento privado com possibilidade de compartilhamento de viagem e a montagem de roteiros.
A plataforma do grupo foi a transportadora oficial do festival de música LollaPalooza e está na etapa final para fechar o mesmo contrato com a Fórmula 1.