Da Tribuna do Norte
Foto: Davi Felipe/Ilustração
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) ainda não começou a vistoria dos veículos permissionários das linhas de ônibus que foram retomadas em Natal e estão aptos a operar. A informação foi confirmada pela pasta nesta quarta-feira (24). A pasta tem até o prazo de trinta dia, contando a partir da data de publicação da portaria dessa terça-feira (23), para que os Departamento de Operações e Permissões (DOP) junto com o Departamento de Fiscalização e Vistoria (DFV) possam examinar e fiscalizar os veículos opcionais e liberá-los para uso da população.
Ainda segundo a portaria, os ônibus já estão aptos a operar, desde que tenham passado pela vistoria da STTU. Segundo a repartição, por enquanto, nenhum permissionário classificado apresentou os veículos para inspeção.
Entre as regras para operar estão o fato dos ônibus apresentarem o mesmo layout dos veículos que já funcionam. Além disso, os permissionários deverão ser identificados precedido do número 2 ou 3 e um hífen.
Após regularização confirmada pelo DOP e DFV, a STTU prevê que a volta das linhas aos usuários do transporte público deverá ser iniciada na data de 23 de setembro de 2022.
Na última sexta-feira (19), a pasta definiu quais seriam as linhas que serão retomadas por permissionários em Natal. Foram aprovados oito permissionários por meio do chamamento público. A chamada pública foi aberta em junho deste ano e determinava a autorização para a operação de até 144 veículos opcionais, em 34 linhas que foram suspensas na pandemia.
Ao todo, das 29 propostas que foram enviadas, 14 (cada permissionário poderia enviar até duas propostas) receberam a aprovação e vão operar nas linhas 07A (5 veículos), 31 (5 veículos), 19 (3 veículos) e 63A (1 veículo).