Este é o último texto da edição de hoje, 14/08, da coluna Especial UNIBUS RN dedicada à LAT.BUS 2022.
Para conferir a reportagem anterior desta edição da coluna, é só clicar AQUI.
Para conferir a lista completa de todas as postagens desta edição do Especial UNIBUS RN, é só clicar AQUI.
Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz do Brasil – com a primeira apresentação ao público do ônibus elétrico da marca e com o lançamento da linha de chassis de ônibus 2023 com motor Euro 6, além do serviço de telemetria e conectividade FleetBus e das avançadas tecnologias de segurança para rodoviários – participou ativamente da Lat.Bus Transpúblico 2022 – Feira Latino-americana do Transporte. Juntamente com a 35ª edição do Seminário Nacional NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos), este é o maior evento da mobilidade no Brasil e na América Latina, que ocorreu entre 9 e 11 de agosto, na São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, na capital paulista.
“Pensando nas pessoas e na sociedade, nossas equipes sempre olham com muita atenção para a mobilidade, o meio ambiente e a qualidade de vida. Dessa forma, sempre trazemos novas soluções eficientes, sustentáveis e confiáveis para o transporte de passageiros”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para esta edição da Lat.Bus, mais uma vez iremos mostrar vários frutos desse compromisso, com novidades de produtos, serviços e tecnologias para o segmento urbano e para o setor rodoviário”.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz, em toda a sua trajetória de mais de 65 anos no Brasil, nunca deixou de apresentar soluções e inovações para o mercado. “Nossa Empresa sempre esteve na vanguarda do desenvolvimento de ônibus. E só chegamos até aqui porque sempre pensamos no coletivo. Isso está reafirmado neste evento ”, destaca Roberto Leoncini.
Primeira apresentação ao público do ônibus elétrico Mercedes-Benz: Além da exposição do chassi eO500U no estande, um ônibus elétrico encarroçado está disponível para demo-drive aos visitantes da Lat.Bus, num circuito criado na área externa do pavilhão da feira.
“Esse é um lançamento muito especial para todos nós, mais um grande marco histórico na notável trajetória de pionerismo e inovação de mais de 65 anos da Empresa no País”, diz Roberto Leoncini. “Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade. Estamos muito orgulhosos e felizes. E é muito bom saber que nosso time brasileiro faz parte do compromisso de eletrificação da Daimler Buses até 2030. Ou seja, vamos contribuir para a redução das emissões e a descarbonização no transporte. Isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade, seguindo os pilares ESG no Brasil”.
De acordo com o executivo, a Mercedes-Benz dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a chegada da tração elétrica. “Apoiaremos os clientes, os motoristas, profissionais de oficina, gestores do transporte público, concessionários da marca, encarroçadores e demais parceiros. Nossas equipes irão oferecer consultoria e treinamento técnico e operacional para as empresas de transporte de passageiros”, diz Roberto Leoncini. “Aliás, nós já criamos uma equipe de eMobility que vai centralizar todas as ações ligadas a esse novo produto e segmento de mercado. As empresas Enel X, Engie, Raízen, VG Mobility e WEG, por exemplo, já estão com a Mercedes-Benz na implantação da infraestrutura de recarga e no fornecimento de energia elétrica para atender nossos clientes”.
Novo portfólio 2023 com motores BlueTec 6 para o Proconve P8 (Euro 6): Na Lat.Bus, a Mercedes-Benz apresenta sua exclusiva tecnologia BlueTec 6 que assegura uma drástica redução nas emissões de poluentes: menos 80% de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% de Material Particulado em relação à norma Euro 5.
As novas versões de motores a diesel OM 924 LA, OM 926 LA e OM 460 LA Euro 6 foram desenvolvidas no País para a realidade brasileira, sendo amplamente testadas em bancos de provas do Laboratório de Emissões na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) e no Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP) e ainda em ruas e estradas. São 5,4 milhões de quilômetros rodados em testes, 20.000 horas de testes de durabilidade em bancos de prova e cerca de 250 protótipos de motores utilizados.
Seis modelos do novo portfólio de chassis de ônibus com motores Euro 6 estão sendo lançados no evento: o chassi de micro-ônibus LO 916, os modelos OF 1721 e OF 1726 L e os novos O 500 M 1928, O 500 UA 2938 (articulado) e O 500 RSD 2445 para aplicações rodoviárias.
A tecnologia BlueTec 6 é uma combinação aplicada aos motores Mercedes-Benz que resulta numa solução robusta de pós-tratamento de emissões, formada por três módulos: DOC (catalisador de oxidação), DPF (filtro de partículas) e SCR (redução catalítica seletiva). É a atuação conjunta desses três componentes que permite atender aos requisitos do Euro 6, reduzindo drasticamente as emissões de poluentes.
“A tecnologia BlueTec 6 da Mercedes-Benz trará contribuição muito importante para a qualidade do ar e a preservação do meio ambiente. Esses benefícios serão especialmente notados no transporte urbano de passageiros e nas cidades, que poderão desfrutar de um ar mais limpo”, diz Roberto Leoncini. “Isso reafirma o compromisso da nossa marca com a mobilidade sustentável e o ecossistema do transporte responsável”.
Ganhos econômicos para os clientes: “Nossa solução para o Proconve P8 (Euro 6) também assegura ganhos econômicos para os clientes”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Entre as principais vantagens, posso citar a reconhecida facilidade de manutenção dos ônibus da marca, alta confiabilidade, robustez do motor e a intercambiabilidade de peças e componentes entre diversos modelos da nossa linha de produtos”.
Novas tecnologias de segurança para ônibus rodoviários O 500: Os ônibus rodoviários Mercedes-Benz O 500 se consolidam no mercado, cada vez mais, como os mais completos em segurança. Reafirmando esse posicionamento do produto, a marca lança 10 novos recursos tecnológicos na Lat.Bus. Entre as novidades destacam-se o ABA 5, quinta geração do sistema de frenagem de emergência, o assistente de ponto cego e o controle inteligente do farol alto.
O ABA 5 intervém em caso de colisão iminente com veículos em movimento ou parados na via, além de reconhecer ciclistas e pedestres em movimento, que é a grande novidade do sistema. Isso reduz o risco de colisões e minimiza efeitos de um eventual acidente.
O assistente de ponto cego identifica o que acontece ao lado direito do ônibus, detectando carros, outros veículos, motos, ciclistas e pedestres, parados ou em movimento. Sua atuação resulta em mais segurança nas vias e mais tranquilidade para o motorista.
Segurança e comodidade para o condutor do ônibus também são garantidas pelo controle inteligente de farol alto (IHC). O sistema opera de forma autônoma e assim o motorista pode se concentrar ainda mais na via e no tráfego. O sistema também utiliza a câmera do LDWS, possibilitando total integração com o farol do encarroçador.
“Com esses 10 novos itens, agora são 21 recursos tecnológicos de segurança disponíveis para os ônibus rodoviários da família O 500”, ressalta Walter Barbosa. “Ou seja, nós efetivamente oferecemos aos clientes os ônibus mais completos do mercado e é isso que mostramos na Lat.Bus, tanto no nosso estande, quanto no demo-drive com um O 500 RSDD equipado com o ABA5 e com motor Euro 6”.
Inovador serviço de telemetria e conectividade FleetBus: A Mercedes-Benz, sempre atenta às demandas das empresas de ônibus, lança um inovador sistema de telemetria e conectividade para gestão de frota. Chega ao mercado o exclusivo FleetBus, serviço 4.0 que permite uma ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas. Essa novidade chega ao mercado com um grande diferencial: monitoramento e disponibilização de informações em tempo real.
Disponível para todo o portfólio da marca – já incluindo o chassi de ônibus elétrico urbano eO500U – o FleetBus está sendo lançado na Lat.Bus.
“Nossos clientes sempre nos pedem novas soluções para reduzir custos e melhorar a disponibilidade dos seus veículos. Está aí então o FleetBus, mais uma tecnologia robusta e eficiente com a qualidade e a credibilidade da nossa marca, disponível para empresas que atuam nas diversas aplicações urbanas e rodoviárias”, afirma Walter Barbosa. “Essa ferramenta inovadora foi totalmente desenvolvida no País, dentro da realidade do transporte de passageiros e de acordo com o perfil dos frotistas do setor”.
“Além de assegurar maior disponibilidade da frota, o uso do FleetBus assegura economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO, que é o custo operacional total ao longo da vida útil do ônibus”, diz Walter Barbosa. “Essa novidade poderá ser contratada pelos clientes ainda este ano e contará com novas funcionalidades a partir de 2023”.
Entre as principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de falhas, eventos geolocalizados (informações sobre onde e quando os eventos ocorreram) e sistema de diagnose em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de condução. O sistema lê detalhadamente o que acontece com o ônibus. Com isso, as avaliações são mais precisas, gerando confiança e, principalmente, resultados concretos para os clientes.