LAT.BUS 2022: Caio lança o eMillennium para chassis movidos a propulsão elétrica

Este é o primeiro texto da edição de hoje, 14/08, da coluna Especial UNIBUS RN dedicada à LAT.BUS 2022. Para conferir a lista completa das próximas postagens desta edição da coluna, é só clicar AQUI.

Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Caio Induscar)

O destaque da Caio na Lat.Bus 2022 é o eMillennium exclusivo para chassis movidos a propulsão elétrica por bateria. O veículo em exposição foi encarroçado sobre chassi BYD D9W elétrico com 6.350 MM E.E.

O novo modelo é a evolução das inúmeras soluções da fabricante de ônibus voltadas à mobilidade urbana por meio de tração por energia alternativa, como o trólebus (rede aérea), híbrido (motor gerador e baterias), E-Bus elétrico puro (baterias), Dual Bus em duas versões: híbrido + trólebus e híbrido + elétrico puro, desenvolvimentos realizados por meio de parcerias.

“A Caio transforma necessidades e novas ideias em ônibus que ditam tendência. O eMillennium está no hall de veículos premiumda Caio, que agregam alta tecnologia, estrutura robusta, segurança, com itens e soluções baseadas em muitas pesquisas e inovação. Agora no Brasil temos um veículo equiparado a modelos de padrão internacional. Podemos garantir que ele já é um sucesso”, afirma Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.

Até então, o modelo usado pela Caio em todos os projetos realizados em sinergia com montadoras e empresas especializadas em tecnologia de tração elétrica, foi o urbano Millennium nas versões padron, BRT, BRT articulado e superarticulado. “O desenvolvimento do modelo e-Millennium, foi pensado em sua totalidade para atender às necessidades e requisitos dos veículos com propulsão elétrica. Além de sustentável, o e-Millennium é uma alternativa eficiente em termos de confiabilidade, tecnologia, modernidade e operação”, explica Anthony Camacho, gerente de processos e desenvolvimento de produto da Caio.

Segundo a Caio, o design do eMillennium, inspirado em tendências internacionais, é um mix contemporaneidade e sofisticação, que resultaram em um visual harmônico e limpo, complementado por linhas retas e ampla área envidraçada. O modelo segue a família de produtos da marca, com conjunto óptico em full led, com a assinatura exclusiva Caio, lanternas em Led com efeito de iluminação homogêneo e o uso inteligente de componentes, intercambiáveis entre outros modelos da marca. Os para-choques dianteiro e traseiro, além da cúpula e break lighttraseiro, trazem novas configurações.

Foto: Divulgação (Caio Induscar)

“O eMillennium faz parte da atualização da família de produtos Caio, por isso seu design segue uma identidade única, mas que traz o mesmo DNA dos outros produtos lançados pela marca desde 2021. Somos uma equipe arrojada, que teve como desafio incorporar no veículo componentes inéditos no mercado brasileiro, agregando funcionalidade, custo-benefício e beleza”, explica Roberto Barduco, gerente de design da Caio.

O modelo apresentado na Lat.Bus possui para-brisa inteiriço, além de sistema de câmeras hight definition, que ocupam a função dos espelhos retrovisores externos, com monitores que ampliam o campo de visão do motorista, favorecendo as manobras e a dirigibilidade, garantindo a segurança no cotidiano.

Assim como nos outros modelos da Caio que passaram por atualizações, foram agregados no eMillennium itens produzidos em polímero, material 100% reciclável, que alia acabamento superior, durabilidade e facilidade de limpeza. Além disso, por se tratar de um material mais leve, impacta positivamente no peso do veículo.

“Assim como no Millennium, o eMillennium possui seção transversal que conferiu um aumento para 2.550 mm de largura externa e de até 70 mm a mais na parte interna (parte inferior) e 110 mm na parte interna (parte superior). A nova seção transversal também contribui para o melhor posicionamento do pack de baterias e componentes, assim como maior capacidade de lotação”, detalha João Roberto dos Santos, gerente de engenharia.

Após anos de extrema adversidade para a economia global e, especificamente, para o segmento de transporte, a Caio aposta em grandes lançamentos para o mercado. “Mesmo durante a pandemia continuamos investindo em inovações, pesquisas, aprimoramento de nosso time, com a visão de estarmos prontos para esse momento de retomada. Reflexo desse esforço são nossos números de mercado e três lançamentos em dois anos”, relata Maurício Lourenço da Cunha, vice-presidente industrial do Grupo Caio.

“Os atributos do eMillennium, assim como os demais produtos com o DNA Caio, refletem uma marca que demonstra o extremo zelo com a qualidade, segurança, durabilidade e eficiência operacional.”

Nova geração: Outro destaque da Caio nesta feira é a quinta geração do ônibus urbano Millennium, para chassis de motor traseiro e central e que atende clientes que operam em grandes centros urbanos, corredores de ônibus e plataformas BRT, nas versões com piso baixo e alto, podendo também ser produzido na versão articulada. As características como lotação e comprimento da carroceria, dependem da configuração do chassi.

Foto: Divulgação (Caio Induscar)

Desde a concepção de sua primeira geração, lançada em 1997, o Millennium traz atributos funcionais e de design que o tornaram um grande sucesso de vendas da marca. “Temos em nosso DNA a busca por soluções que ditam tendência no segmento, por isso investimos continuamente para trazer inovações ao mercado sem impactar nos atributos tradicionais da marca como a resistência estrutural, durabilidade e segurança”, destaca Ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo