Emplacamentos de ônibus no RN em julho caem quase 62% em relação ao mesmo período de 2021

Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Dados divulgados pela FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em seu balanço mensal de emplacamentos de veículos em todo o Brasil, mostram que houve uma queda significativa no número de aquisições de ônibus em todo o Rio Grande do Norte comparando julho de 2022 ao mesmo período de 2021. São quase 62% a menos de emplacamentos registrados pelo órgão.

Os números foram divulgados no site da entidade, em conjunto com o número de emplacamentos de outros tipos de veículos em todos os estados brasileiros. Comparando os números de julho de 2022 com o mesmo período de 2021, há uma variação negativa de 61,90%.

Apesar dessa forte retração, há um indicador animador para o setor: Em relação a junho deste ano, o mês de julho registrou variação positiva nos emplacamentos de ônibus. Foram emplacados 14,29% a mais de ônibus em julho do que em junho em todo o território potiguar.

Apesar do resultado positivo para os ônibus, há variação negativa no total geral de emplacamento de veículos em todo o Rio Grande do Norte. Comparando julho com junho de 2022, há variação de -0,75%. Já se for feita a análise de emplacamento de veículos leves, caminhões, motos e implementos rodoviários entre julho de 2022 e julho de 2021, são 18,59% a menos de emplacamentos registrados pela FENABRAVE.

Nível nacional: Já em relação a números nacionais, a FENABRAVE registrou estabilidade na venda de ônibus em julho, comparando-se ao mesmo período do ano passado. São 0,06% a mais de emplacamentos registrados.

Segundo a entidade, a média mensal registrada está próxima de 2 mil emplacamentos de ônibus em todo o país, o que deixa o segmento de ônibus com desempenho próximo ao registrado em 2021.

“Houve uma retração maior em julho, mas é uma variação que tem sido natural neste segmento, uma vez que, dada a base baixa, pequenas altas ou reduções, em unidades emplacadas, podem provocar grandes variações percentuais”, diz José Maurício Andreta Júnior, presidente da FENABRAVE.

Já em relação ao total de veículos, os emplacamentos em julho registraram retração de 2,6%, em todos os segmentos somados, na comparação com junho, e queda de 0,6%, em relação a julho de 2021. No acumulado dos sete primeiros meses de 2022, segundo a FENABRAVE, foi registrado resultado próximo da estabilidade, quando comparado ao mesmo período do ano passado, com baixa de 2,7%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo