Volvo lidera renovação da frota de ônibus pesados de São Paulo em 2022

Por Volvo do Brasil
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

Com a comercialização de mais 205 chassis no primeiro semestre, a Volvo lidera a renovação de chassis para operadores de transporte coletivo de São Paulo. O volume representa cerca de 70% dos modelos padron adquiridos pelas empresas que operam o maior sistema de ônibus urbano da América Latina no período. O número é sete vezes superior à participação histórica da Volvo nas entregas para a cidade.

“Esse volume de vendas é um reconhecimento à qualidade do produto e dos serviços que oferecemos. É um número grande, muito significativo, porque o mercado de São Paulo é extremamente competitivo”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial da Volvo Buses no Brasil, destacando o reconhecimento da marca pelos clientes e a proximidade com a concessionária Auto Sueco São Paulo.

Todos as unidades são do modelo Volvo B250RLE, um chassi versátil, com alta disponibilidade, baixo consumo de combustível e menor custo de manutenção por quilômetro rodado. “No caso específico da operação em São Paulo, a economia de combustível com o chassi Volvo é 8% superior ao de modelos similares de outras marcas. O diesel é o principal custo operacional e ganha relevância ainda mais estratégica num momento de disparada do preço do combustível”, afirma Humberto Costa, gerente regional de vendas da Volvo.

Humberto destaca também a alta disponibilidade dos modelos. “Paradas não programadas são muito raras em ônibus Volvo. Em nosso monitoramento, considerando uma mesma quilometragem, modelos de outras marcas param quase três vezes mais. É uma diferença abissal”, diz o executivo.

Volvo Equipe Dedicada: Segundo Paulo Arabian, outro ponto de ênfase é o pós-venda. A Volvo e sua concessionária Auto Sueco São Paulo oferecem treinamento customizado para obter o máximo de desempenho de cada ônibus. “Vamos muito além de orientações de como conduzir o veículo. Por meio do programa Volvo Equipe Dedicada, entregamos um serviço que passa por todas as necessidades do nosso cliente. É um modelo sistemático e organizado que estuda a operação em tempo integral, envolve todas as áreas do negócio e oferece soluções que melhoram o desempenho de toda a operação”, afirma. Ele lembra que, além disso, o serviço de conectividade habilitado na frota, contribui para fazer uma melhor gestão dos veículos.

Banco Volvo: A Volvo Financial Services teve participação decisiva nos negócios, financiando parte dos lotes de chassis. Especializado no segmento de transportes comerciais, o Banco Volvo atua com agilidade e flexibilidade, oferecendo as melhores taxas aliadas a prazos mais longos, o que melhora o fluxo de caixa dos operadores.

A rede paulistana: São Paulo tem a maior rede de transporte urbano por ônibus da América Latina. Segundo o SPUrbanuss, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo, cerca de 13,5 mil ônibus, 6,5 mil deles de grande porte, transportam mais de 6,4 milhões de passageiros em dias úteis divididos em três sistemas que se autoalimentam. O primeiro é o estrutural, com corredores que cortam a cidade em todas as direções. O segundo é denominado articulação, que faz a ligação entre as 14 regiões que compõem a rede. O terceiro sistema é o de distribuição de passageiros nos bairros, onde operam ônibus de menor porte.

A Volvo só participa dos dois primeiros sistemas, alimentados principalmente por ônibus padron. São Paulo tem 3.934 veículos desse tipo, segundo o SPUrbanuss. “Os 205 chassis que a Volvo vendeu representam cerca de 70% do volume renovado nesses segmentos no primeiro semestre”, afirma Humberto Costa.

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