Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
Os usuários de linhas de ônibus semiurbanas de bairros de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante que utilizam o sistema de bilhetagem eletrônica do NatalCard passaram a contar com o uso da integração temporal nos seus deslocamentos. A medida já está em vigor desde o início da semana e tem como principal objetivo melhorar a mobilidade do usuário que reside ou tem como destino bairros dessas cidades conurbados com o território da capital potiguar.
Com a implantação da integração temporal, confirmada pelo SETURN (sindicato que reúne as empresas de ônibus que operam no transporte público em Natal), será possível para o passageiro a utilização de dois ônibus, em um espaço de até 60 minutos após o embarque no primeiro ônibus, com o pagamento de uma única tarifa. As regras para a utilização do benefício são as mesmas aplicadas nas linhas urbanas de Natal – por exemplo, a integração só será possível após 10 minutos do embarque no primeiro ônibus.
Em São Gonçalo do Amarante, a medida atinge linhas operadas pela Transportes Guanabara. São beneficiados os usuários das linhas 132 (Jardim Petrópolis / Petrópolis), 133 (Jardim Petrópolis / Mirassol), 173 (Regomoleiro / Ribeira – Via Amarante), 175 (Golandim / Petrópolis) e 176 (Golandim / Mirassol).
Já em Parnamirim, o benefício foi ativado nos ônibus que atendem aos bairros Nova Parnamirim e Parque dos Eucaliptos. Com a integração temporal, usuários de corredores como as avenidas Ayrton Senna, Abel Cabral e Maria Lacerda Montenegro passam a ter a chance de usar um segundo ônibus para completar seus trajetos sem o pagamento da segunda tarifa.
A integração temporal disponível nos ônibus que operam linhas de bairros de São Gonçalo e Parnamirim conurbados com a capital potiguar é fruto de uma longa luta de usuários e associações de moradores das localidades beneficiadas, resultando em um acordo entre moradores, Ministério Público Estadual, SETURN e DER (órgão estadual que é o gestor das linhas beneficiadas). Com a implantação da medida, é esperada também a melhoria da condição financeira dos usuários, que gastarão menos dinheiro com as passagens extras que precisavam pagar.
A medida já está em vigor e só é válida nos veículos que aceitam os cartões de passagem do NatalCard. Com o uso da bilhetagem eletrônica, a tarifa custa R$ 3,90.