Natal: Linha O-33B tem quase 85% a mais de passageiros após novo itinerário e aumento de frota

Por UNIBUS RN
Foto: Thiago Martins (UNIBUS RN)

Uma semana após a Prefeitura do Natal determinar o aumento da frota em circulação na linha O-33B (Planalto / Lagoa Seca – Via Encanto Verde / Midway Mall), há um aumento exponencial no número de passageiros transportados. De acordo com dados obtidos com exclusividade pelo UNIBUS RN, houve um aumento de quase 85% no número de pessoas que usaram a linha entre os dias 06 e 13 de junho.

Os números que representam o aumento de demanda foram obtidos pelo UNIBUS RN junto ao SETURN, sindicato que representa as empresas de ônibus de Natal. No dia 06 de junho, foram transportados, em números absolutos, 782 passageiros. No dia seguinte, houve um salto para 1354 passageiros, ou 73,15% a mais de pessoas transportadas. Já no dia 13 de junho, foram 1445 pessoas registradas nos veículos, ou 84,8% a mais de passageiros em relação a uma semana antes.

A determinação para o aumento da frota da linha O-33B entrou em vigor na última segunda-feira, 06, fazendo com que a linha tivesse sua frota dobrada. Em vez de dois ônibus, as empresas Santa Maria e Cidade do Natal, operadoras da linha, precisam disponibilizar conjuntamente quatro veículos na frota da linha, que teve também seu itinerário modificado para atender aos usuários da linha 44 (Cidade Satélite / Rocas – Via Alecrim), um dos trajetos que deixou de ser operado após a pandemia da COVID-19.

Para Nilson Queiroga, consultor técnico do SETURN, esses 85% a mais de passageiros refletem o quanto eram necessários ajustes na operação da linha para que o serviço oferecido pela linha O-33B continuasse viável e atendendo plenamente seus passageiros.

“A O-33B saiu do Prolongamento da Prudente de Morais [Av. Omar O’Grady], onde tinham duas linhas sobrepostas que também vinham do Planalto [O-24 e O-33A], para, com a mudança do itinerário feita pela STTU, fazer com que a linha não passasse mais por Candelária e atendesse as ruas Monte Rei [no bairro Planalto] e Pintassilgos [no conjunto Cidade Satélite]. Com esse ajuste, a O-33B passou a atender quem precisava da linha 44 [Cidade Satélite / Rocas – Via Alecrim] e estava até então desassistido”, explica. Passar a andar nesses novos locais, pela BR 101 e ainda atender aos shoppings que ficam na rodovia foram fatores que, na avaliação de Nilson, foram decisivos para esse aumento de demanda. “Suprir a necessidade de quem usava a 44 e estava desassistido foi um fator importante para esse aumento de demanda e, consequentemente, o aumento da frota”, completa o consultor.

Nilson também reforça que esse aumento de demanda da O-33B não é um caso isolado e está sendo registrado um aumento do número de passageiros em todo o sistema de transporte por ônibus em Natal. “No quinto dia útil de junho [dia 07], as empresas registraram 218 mil passageiros. Foi o maior número registrado desde o início da pandemia”, diz o consultor técnico do SETURN. Antes da decretação da pandemia da COVID-19, em março de 2020, os ônibus transportavam uma média de 310 mil passageiros por dia – no auge das medidas de distanciamento social, esse número chegou a cair para cerca de 80 mil passageiros por dia.

Mais aumento de frota: Além da O-33B, outras linhas tiveram registro de reforço nas suas frotas, conforme tabela obtida com uma fonte do UNIBUS RN e confirmada junto ao SETURN.

Na linha N-79 (Parque das Dunas / Mirassol), a Transportes Guanabara acrescentou 3 ônibus na frota.

Já as linhas N-07 (Alvorada IV / Cidade Jardim), O-24 (Planalto / Ribeira – Via Av. Prudente de Morais), N-29 (Nova Natal / Nova Descoberta), N-35 (Soledade I / Candelária), L-37 (Cidade Satélite / Rocas – Via Praça Cívica), O-39 (Cidade Nova / Ribeira – Via Tirol), L-46 (Ponta Negra / Rocas – Via Praça Cívica), N-77 (Parque dos Coqueiros / Mirassol) e N-84 (Soledade I / Petrópolis – Via Ponte Newton Navarro) ganharam, cada uma, dois ônibus em suas respectivas frotas.

Com um ônibus a mais nas suas frotas, estão as linhas N-05 (Vale Dourado / Petrópolis), N-08 (Redinha / Mirassol), N-15 (Pajuçara / Petrópolis), N-43 (Nova Natal / Morro Branco – Via Midway Mall) e N-73 (Santarém / Ponta Negra).

Somados aos dois ônibus extras da O-33B e aos oito ônibus da frota da linha 588 (Circular UFRN), disponibilizados após a volta às aulas no Campus Universitário, foram 36 veículos recolocados em circulação desde o mês de março por 4 das 6 empresas que operam o transporte público por ônibus na cidade.

Ainda de acordo com o representante das empresas de ônibus, com a movimentação de passageiros em crescimento, há análise dos dados para que novos ajustes sejam feitos na operação de outras linhas. “Nós estamos acompanhando, dia a dia, esse crescimento da demanda e, à medida que aquela linha venha justificando [o aumento de demanda e o ajuste operacional], as empresas, com a autorização da STTU, aumentarão a frota, assim como foi feito com essas 17 linhas”, disse Nilson Queiroga.

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