Tecnologia torna viagens de ônibus mais seguras

Da Buser (Via F7 Comunicação)
Foto: Divulgação (Buser / Via F7 Comunicação)

Criado em 2014, o movimento Maio Amarelo surgiu para discutir o tema segurança viária. Em 2022, o tema da campanha é “Juntos salvamos vidas”. O objetivo é chamar a atenção do poder público e da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. Maior plataforma de viagens rodoviárias do Brasil, a Buser está junto nessa mobilização pela segurança no trânsito. Para evitar acidentes nas estradas, a startup, hoje com 7 milhões de clientes e atuando em mais de 700 cidades brasileiras em parceria com empresas de fretamento e ônibus de linha, aposta na inovação e em tecnologia embarcada nos ônibus das fretadoras parceiras.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% dos acidentes são causados por falhas humanas. “Além de zelar pela manutenção adequada dos veículos, encontramos soluções eficazes para combater as duas outras principais causas de acidentes: excesso de velocidade e cansaço ou desatenção dos motoristas”, afirma Leonardo Soares, head de Segurança na Buser.

Câmera com sensor de fadiga: O cansaço dos motoristas é uma das grandes causas de acidentes de trânsito. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) mostrou que cerca de 42% das ocorrências estão relacionadas ao sono.

Para garantir mais segurança aos passageiros da plataforma, a Buser aposta em uma inovação que vem sendo incorporada à frota fixa parceira. Ainda pouco comum no segmento de viagens de ônibus, a câmera com sensor de fadiga utiliza inteligência artificial para acompanhar o nível de cansaço do motorista. Por meio de um sensor, a ferramenta é capaz de definir um padrão nos primeiros cinco minutos de monitoramento do rosto do condutor. A partir daí, identifica variações desse padrão, como o número de piscadas por minuto ou da duração das piscadas.

Se o motorista demonstra um nível de fadiga alto, o sistema envia um alerta vermelho que é monitorado por uma central que funciona 24h por dia, que imediatamente entra em contato com o condutor. Se necessário, a equipe faz o acompanhamento remoto até o ponto de apoio mais próximo, onde o profissional é substituído.

Em alguns casos, o substituto já está a bordo. A presença do segundo motorista é obrigatória nas viagens da Buser com percurso superior a 437 quilômetros ou com mais de sete horas de duração.

“Em dois anos, nunca registramos acidentes envolvendo veículos equipados com esse sistema. A câmera ainda ajudou a reduzir em mais de 80% o índice de alertas por conta do uso do celular – o que, aliás, é um problema muito sério. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, 98% dos acidentes de trânsito no Brasil hoje são causados por negligência humana e isso envolve principalmente uso do celular, dirigir alcoolizado e excesso de velocidade”, ressalta.

Telemetria veicular: Para evitar o abuso da velocidade, a Buser vem investindo ainda no sistema de telemetria veicular. O equipamento é usado com sucesso para coibir o excesso de velocidade no setor de transporte de cargas há mais tempo. No transporte de passageiros, a ferramenta já está disponível em mais 400 veículos da frota fixa dos ônibus que viajam pela plataforma Buser e segue em processo de expansão.

Caso o motorista ultrapasse 90 km/h, um alerta sonoro é acionado, e a startup aplica uma multa à empresa proprietária do ônibus. “No caso da telemetria com nosso monitoramento, os números também são muito positivos: nos últimos 5 meses, os casos de alertas em viagens a partir de 95 km/h caíram 20%, enquanto em viagens acima de 100 km/h a queda foi de 37%”, informa Soares.

Como o sistema de telemetria permite acompanhar cada etapa da viagem, a tecnologia também é útil identifica se um veículo parou, se chegou ou saiu com atraso, ou se passou do tempo previsto para uma parada.

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