Com licitação adiada para julho, STTU tomará medidas paliativas no transporte público

Do Agora RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) adiou, novamente, o prazo de lançamento do edital da licitação do transporte público. Ao Agora RN, a pasta informou que está com os esforços concentrados para, em até 120 dias, estar com o edital da licitação do transporte lançado. Ou seja, deve ficar pronto em julho.

O edital é fundamental para regulamentar e organizar o transporte público da cidade. “Em média, cerca de 100 dias para frente, se tudo correr bem. No processo licitatório, as empresas questionam e esse tempo pode ser um pouco mais prolongado”, disse a titular da STTU, Daliana Bandeira, em entrevista à Band.

O documento precisou ser modificado por causa dos reajustes consecutivos do diesel e outros insumos, portanto, a equipe técnica da secretaria trabalha para fazer as modificações necessárias. “Todos os preços dos derivados do petróleo, como o pneu, subiram. Então tivemos esse cuidado porque o nosso objetivo é lançar um edital que seja interessante para que as empresas do país tenham a possibilidade de participar e concorrer”, pontuou a secretária.

A ideia central proposta pela STTU é ter viagens mais curtas e um sistema mais integrado. O plano aumenta o número de linhas no transporte público natalense de 55 para 90, sendo 18 delas estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 ‘corujão’.

O projeto mantém a mesma estrutura da rede de transporte atual, mudando a forma como ela é operada. Inicialmente previsto para o fim do ano passado, o edital precisou ser adiado e, caso saia do papel, será a quarta tentativa de fazer a licitação do transporte público de Natal desde 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo