Por UNIBUS RN
Foto: Vinícius Marinho (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Tiveram início nesta segunda-feira, 28, as aulas do semestre letivo 2022.1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A data marca o retorno de 100% das aulas presenciais e a volta integral ao trabalho dos servidores nas dependências da instituição de ensino. Com essa retomada, havia a expectativa pela operação plena da linha 588 (Circular UFRN), que foi alvo de incertezas e polêmica ao longo das últimas semanas. Porém, quem precisou utilizar a linha para ir à universidade nesta segunda-feira, pode contar com sua operação plena, com a grade de horários e frota registradas antes da pandemia da COVID-19.
A linha voltou a operar, nesta segunda-feira, com 8 ônibus e a presença de todas as seis empresas que disponibilizam ônibus para o transporte público de Natal. Com isso, quem precisou ir ao Campus Universitário conseguiu se locomover gratuitamente, tendo a disposição os quatro serviços disponibilizados na linha 588: Direto, Inverso (Com terminal em frente ao Restaurante Universitário), Expresso Reitoria e Expresso C&T (Com terminal nas imediações do Shopping Via Direta, em Mirassol).
Os oito ônibus ofertados na linha irão circular entre 6:00 e 22:50, de segunda a sexta (Aos sábados, há programação especial), conforme as ordens de serviço expedidas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU). A expectativa é de que a linha atenda, diariamente, cerca de 14 mil passageiros.
Confira abaixo o quadro de horários da linha 588:
A garantia da operação da linha foi dada pelo SETURN, sindicato que representa as empresas de ônibus de Natal, apesar de o consultor técnico da entidade, Nilson Queiroga, reconhecer que a operação não será fácil dadas as atuais condições econômicas vividas pelas companhias. “[Os ônibus vão rodar] com muita dificuldade, diante do aumento do preço do diesel”, disse Queiroga. “Mas, mesmo assim, irão operar, senão [as empresas] perderão a isenção do ICMS sobre o combustível”, completou, ao citar o resultado da negociação feita com a governadora potiguar, Fátima Bezerra (PT), para que o executivo estadual isentasse a cobrança do ICMS na compra do combustível usado nos ônibus – o subsídio foi concedido até o final deste ano, cuja negociação prevê, também, que não deve haver cobrança de tarifa aos passageiros da linha 588.
Apesar das alegadas dificuldades, a linha que atende as dependências da sede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é considerada importante pelo representante do SETURN ouvido pela reportagem, pois, no momento atual vivido pelo sistema de transporte público, o Circular ajuda na otimização da operação de todo o sistema. “Do ponto de vista operacional, o Circular evita que as demais linhas circulem dentro do Campus e com isso, propicia uma racionalização da quilometragem percorrida [pelos ônibus] no sistema”, explica Nilson.