Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Mais um capítulo do momento de crise do transporte público em Natal se reflete no atendimento à maior instituição de ensino potiguar. Na edição de ontem, 23, do Diário Oficial do Município, foi divulgada pela Prefeitura do Natal uma portaria que anula a recriação da linha de ônibus que circula nas dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com essa ação, o futuro deste atendimento do transporte público está incerto, faltando apenas 4 dias para o reinício das aulas presenciais na instituição.
A portaria foi assinada pela titular da STTU, Daliana Bandeira. O texto da portaria 36/2022, divulgada ontem no DOM, tornou sem efeito a validade da portaria 32/2022, divulgada no dia 17 de março, que criou a linha “Alimentador UFRN”. Aquela portaria ordenava que as seis empresas que operam o transporte por ônibus em Natal disponibilizassem veículos na linha, conforme ordem de serviço que seria expedida pela pasta.
A criação da linha “Alimentador UFRN” foi uma resposta da STTU ao pedido de 5 das seis empresas de ônibus de Natal para que a linha 588 (Circular UFRN), que atendia as dependências do Campus Universitário, não fosse mais operada. A pasta acatou a devolução da linha, mas a recriou na ocasião com outro nome.
A manutenção do atendimento do transporte público aos estudantes e funcionários da UFRN é uma das contrapartidas exigidas pela governadora Fátima Bezerra (PT) para que as empresas tenham, até o fim do ano, a desoneração do ICMS (imposto estadual) no combustível usado nos ônibus. Outro item exigido para que o imposto não seja cobrado é a disponibilização da linha sem a cobrança de tarifa.
Com a anulação da portaria que garantia uma linha de ônibus gratuita na UFRN, a situação do atendimento do transporte público no Campus Universitário está incerta. A universidade mantém para a próxima segunda-feira, 28, o reinício das aulas presenciais em todos os seus cursos, além da retomada integral do trabalho presencial de seus funcionários.
O UNIBUS RN procurou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para que informasse o que seria feito para garantir o atendimento aos usuários do Circular da UFRN. Mas, até o fechamento da matéria, não tivemos retorno da assessoria de imprensa da pasta.
Também procuramos o SETURN, entidade que representa as empresas de ônibus, para comentar a situação da linha – em matéria anterior do UNIBUS RN, o consultor técnico da entidade, Nilson Queiroga, confirmou que as empresas operariam a linha, mesmo com “dificuldades” que estariam enfrentando. Porém, a reportagem também não recebeu retorno da entidade até o fechamento do texto.