Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe
O SETURN, sindicato que representa as empresas de ônibus de Natal, confirmou ao UNIBUS RN que irá operar a nova versão do Circular do Campus Universitário, conforme portaria da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) divulgada no Diário Oficial do Município. Porém, é estimada uma “dificuldade” na operação, por conta do preço do óleo diesel.
A confirmação foi feita pelo consultor técnico da entidade, Nilson Queiroga. Ao ser ouvido pela reportagem, o dirigente confirmou que as seis empresas que operam o transporte público por ônibus em Natal irão operar a linha, conforme determinação da portaria 0032/2022, assinada pela secretária de mobilidade urbana da capital, Daliana Bandeira.
A linha que atende as dependências da sede da Universidade Federal do Rio Grande do Norte é considerada importante pelo representante do SETURN, pois, no momento atual vivido pelo sistema de transporte público, o Circular ajuda na otimização da operação de todo o sistema. “Do ponto de vista operacional, o Circular evita que as demais linhas circulem dentro do Campus e com isso, propicia uma racionalização da quilometragem percorrida [pelos ônibus] no sistema”, explica ao confirmar a circulação das empresas na “Alimentadora UFRN”, novo nome implantado para o Circular.
Apesar da garantia da operação da linha, há a perspectiva de dias não tão tranquilos a serem vividos pelas empresas. “[Os ônibus vão rodar] com muita dificuldade, diante do aumento do preço do diesel”, disse Queiroga. “Mas, mesmo assim, irão operar, senão [as empresas] perderão a isenção do ICMS sobre o combustível”, completou, ao citar o resultado da negociação feita com a governadora potiguar, Fátima Bezerra (PT), para que o executivo estadual isentasse a cobrança do ICMS na compra do combustível usado nos ônibus – o subsídio foi concedido até o final deste ano.
O representante das empresas de ônibus também cobrou a adoção de subsídio, por parte da Prefeitura do Natal, para que a linha tenha viabilidade para as empresas de ônibus – o executivo da capital já declarou, em outras ocasiões, não ter como oferecer algum subsídio. “O Circular deveria ser pago através de subsídio, assim como fez o prefeito de Mossoró [Allysson Bezerra – SDD], com a volta as aulas na UFERSA”, disse Queiroga, citando a volta da circulação da linha Universidades, operada pela empresa Cidade do Sol.
Prefeitura: Nilson Queiroga disse, também, que a nova operação da linha que atende alunos e funcionários da UFRN ainda não foi iniciada, pois, segundo ele, “as empresas ainda não receberam as OS [ordem de serviço de operação]”.
O UNIBUS RN questionou a STTU sobre as ordens de serviço e demais características da operação da linha alimentadora. Porém, até o fechamento da matéria, a assessoria de imprensa da pasta não retornou o contato da reportagem.
Será que o Inverso e os Expressos irão voltar? No momento, só tem o Direto. Algo me diz que essa linha não terá a mesma quantidade de ônibus de antes da pandemia (espero estar enganado), já que a frota da cidade ainda se encontra em 70%. E quanto as linhas que também atendiam o campus como N-29, O-30 e O-63? Deveriam retornar, nem que fosse apenas em horários de pico.