Por Automotive Business
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data feita para o jornal Fala Brasil, da Rede Record, apontou que 18% dos brasileiros passam mais de 3 horas no transporte por dia, 28% passam entre duas e três horas e 19% de uma a duas horas. Esses índices são maiores nas cidades do Sudeste, do Norte e do Centro-Oeste.
Segundo o estudo, o carro ainda é o principal meio de transporte para 45% dos brasileiros. O ônibus fica em segundo lugar com 34%. Depois vêm respectivamente o transporte por carro de aplicativo ou táxi (13%), a motocicleta (9%) e o metrô (8%). Os números não somam 100% porque era possível assinalar mais de uma resposta.
A pesquisa também apontou que 30% dos entrevistados disseram desejar usar um modal de transporte que não existe em sua cidade e que 58% dizem que o sistema de transporte ao qual têm acesso é ineficiente. Outro dado importante é que a maioria das pessoas gasta entre R$ 200 e R$ 500 por mês com transporte.
A segurança no trânsito é outro fator que está com dados preocupantes. 20% dos entrevistados disseram já ter sofrido algum acidente no trânsito, ao passo que 11% já foram assaltados. 41% já deixaram de fazer algo por causa do trânsito e 12% já tiveram que mudar de emprego ou casa por causa do trânsito.
O estudo foi realizado entre os dias 7 e 8 de março de 2022.