Da Revista Technibus
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Para modernizar o sistema de transporte coletivo da região metropolitana de Recife, a Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco, implementou uma série de facilidades para o usuário. O sistema já vinha se atualizando gradativamente, mas com a pandemia, houve uma aceleração neste processo. “Virtualizamos todos os serviços”, conta Pedro Ferreira, consultor da Urbana-PE.
Por meio dos aplicativos, é possível adquirir créditos para o transporte via WhatsApp e efetuar o pagamento pelo PIX, cartão de crédito ou boleto. “Começamos a disponibilizar a opção da pagar pelo PIX no fim do ano passado, e hoje esta modalidade já representa 15% da demanda dos aplicativos. E esse crescimento foi no boca a boca, pois só iniciaremos a divulgação deste serviço ao longo deste mês”, enfatiza Ferreira.
Para Ferreira, é importante proporcionar ao passageiro diferentes opções na hora de usar o transporte público. “Precisamos descobrir como o usuário quer pagar e dar essa possibilidade para ele. Foi o que ocorreu com o PIX. A ideia é facilitar o acesso das pessoas ao transporte coletivo. Na região, há um grande número de turistas e é importante também levar isso em conta”, comenta.
A disponibilidade de fazer o pagamento pelo PIX está em sintonia com o cenário atual. “As pessoas buscam facilidade. Com a pandemia, muita gente passou ser bancarizada para receber o auxílio governamental. E essas pessoas passaram a usar o PIX e a se familiarizar com a tecnologia. Isso também é um fator que contribuiu para a ampliação do seu uso no transporte”, avalia Ferreira.
O sistema da região, que implementou a bilhetagem eletrônica em 1999, utilizam os produtos e soluções da Prodata Mobility Brasil desde 2009. “Como o sistema está totalmente online, é possível disponibilizar diversas opções para o usuário. O PIX tem a vantagem de ser rápido e hoje isso é fundamental. O transporte coletivo precisa disponibilizar ferramentas que beneficiem o usuário”, avalia Leonardo Ceragioli, diretor comercial da Prodata Mobility Brasil.
O sistema também conta com biometria facial, que está apta a identificar o usuário mesmo com o uso de máscaras, soluções de pagamento via web, listas de recarga e de bloqueio via web, entre outros serviços agregados.