Por Automotive Business
Foto: Divulgação (BYD Brasil)
A frota de ônibus da cidade de São José dos Campos (SP) será 100% elétrica, anunciou a prefeitura na última quinta-feira (3/3). Será o primeiro município brasileiro com transporte público totalmente elétrico. A expectativa é que os novos modelos comecem a operar em outubro deste ano.
A frota será composta por até 437 ônibus no modelo padron 0 km, 100% elétrico, com ar condicionado e carregador USB. O edital para a locação dos veículos foi publicado na última sexta-feira (25) pela Urbam (Urbanizadora Municipal), que será responsável pela gestão do contrato de locação, além dos serviços de manutenção preventiva e corretiva dos veículos e do sistema de carregamento e geração de energia. Os envelopes com as propostas serão abertos no dia 29 de março.
A Urbam é uma empresa local que conta com a prefeitura como acionista majoritária e presta serviços ao município, incluindo alguns ligados a transporte, como a coleta de lixo, por exemplo. Ela assume a gestão do transporte público em São José após o Grupo Itapemirim, vencedor da licitação para concessão do transporte, não apresentar a tempo as garantias para as compras dos ônibus que seriam utilizados. A empresa passa por grave crise financeira, o que tem se refletido no serviço nas cidades em que atua. Por isso, a prefeitura realizou a rescisão contratual.
Um novo valor de subsídio também deverá ser pago pela prefeitura à Urbam para a operação do transporte. O valor, que era de R$ 30 milhões até o ano passado, não está contemplado no novo edital e ainda não foi anunciado.
Como previsto nos editais anteriores, o novo sistema prevê a ampliação no número de veículos e linhas, como estabelecido nas audiências públicas realizadas no ano passado, garantindo maior conforto, frequência e menor custo.
Em novembro, Mobility Now noticiou a chegada de 12 ônibus elétricos articulados da Byd à cidade para integrar a frota. Recentemente, São José dos Campos também revelou um plano ambicioso para separar a gestão da tecnologia do transporte da operação das linhas.