Da Revista Technibus
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
A Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), completa neste mês de fevereiro 27 anos de atuação no setor regular de transporte de passageiros. A entidade, que hoje representa a maior parte das 234 empresas de ônibus rodoviários interestaduais que atuam hoje no Brasil, desde a sua criação contribui e acompanha os avanços do segmento rodoviário.
“O nosso objetivo sempre foi dar assistência e apoio aos nossos associados preservando a ética, a pluralidade competitiva e a qualidade da entrega à população”, destaca Letícia Pineschi, porta-voz da Abrati.
Ao longo desses anos percorridos, a Abrati acompanhou várias conquistas e marcos do setor. Um deles ocorreu em 2001, com a criação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), autarquia em regime especial com a missão de assegurar aos usuários a adequada prestação de serviços de transporte, garantindo uma movimentação mais segura nas estradas brasileiras.
Na esteira das mudanças comportamentais dos usuários do serviço público, clientes das empresas representadas pela Abrati, a associação pode acompanhar as transformações no relacionamento com esse consumidor que se tornou mais exigente e, também, mais digital.
Ao longo de quase três décadas, a entidade observou a ampliação das categorias de serviço nas inúmeras renovações de frotas, flexibilidade tarifária, criação de canais exclusivos de comunicação com os clientes, venda on-line de passagens entre outras novidades, e o quanto as associadas evoluíram para atender à demanda de passageiros ávidos por eficiência, design, conforto, conectividade e segurança nos ônibus.
Em todos esses anos, a entidade também atuou fortemente junto ao poder concedente em temas de caráter técnico para dar sustentação à qualidade dos serviços de seus associados e preservar a eficiência de seus negócios, visando assim assegurar um serviço público de alto nível para a população. “É fundamental o estabelecimento de um sistema regulatório que garanta a concorrência leal entre as empresas e que afaste riscos de precarização do transporte. Temos a missão de garantir segurança em todos os níveis, não apenas nas viagens, mas também na segurança jurídica para as empresas realizarem investimentos que em última análise serão sempre revertidos em benefício dos passageiros”, ressalta Letícia.
Para isso, a Abrati está atenta a todas as mudanças e evoluções do setor para se antecipar nas ações, permitindo que as associadas sigam aperfeiçoando-se para atender às necessidades de um mercado consumidor de um serviço mais que necessário, essencial.